EDITORIAL : Mais do que se enxergar os erros é importante se enxergar os acertos também

 


(*) Taciano Gustavo Medrado Sobrinho 

Olá caríssimos(a)s leitores, 

Ao observar nas redes sociais (Facebook) criticas, muitas vezes infundadas e carregadas de ideologismo politico partidário,  contra a atual gestão municipal e contra o presidente Bolsonaro por parte dos seus opositores, me fez relembrar de certa ocasião em uma das minhas aulas de matemática quando  escrevi  no quadro a seguinte tabuada abaixo e permaneci em silêncio.

9 x 1 = 9

 9 x 2 = 18

 9 x 3 = 27

 9 x 4 = 36

 9 x 5 = 45

 9 x 6 = 54

 9 x 7 = 61

9 x 8 = 72

9 x 9 = 81

  9 x 10 = 90

Passados alguns minutos, vários alunos começaram a me questionar sobre um "único erro" que eu havia cometido (propositadamente). Tratava-se da operação de multiplicação 9 x 7 = 61 .

Eu respondi pra eles : 

Caríssimos(a)s aluno(a)s, hoje eu fiz essa brincadeira. Ao escrever a tabuada dos "noves", intencionalmente eu errei um das contas e esperei pela reação de vocês. A maioria observou  esse  "único erro" e de pronto foram logo "criticando". 

Observem que das 10 contas da tabuada, apenas "uma" , ou seja 10% estava errada, mas foi o suficiente pra chamar a atenção de vocês. Nao houve quaisquer elogios das nove operações, ou seja dos 90% das contas feitas acertadamente.

Moral da história!

Da mesma forma que temos a coragem de enxergar e criticar os erros, que muitas vezes são pequenos, é importante e digno saber  enxergar e elogiar  também os acertos. 

Pense nisso!

 * Professor, Engenheiro , Matemático , Administrador , Psicopedagogo

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem