Prefeitura de Juazeiro participa do lançamento do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Salitre

 

Da   Redação

Um encontro promovido pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Salitre (CBH- Salitre) nesta terça-feira (28), com o apoio da Prefeitura de Juazeiro, marcou a apresentação do Plano de Recursos Hídricos (PRH) e Enquadramento dos Corpos de Água da Bacia Hidrográfica do Rio Salitre.

Estiveram presentes os secretários de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano, Rubens Torres, de Serviços Públicos, Charles Leal e de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Carlos Neiva, que representou a prefeita Suzana Ramos. Também participaram representantes do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), da Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC) e do Sistema de Água e Saneamento Ambiental (SAAE).

O Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Salitre foi aprovado em 2017, após consulta pública, mas por causa da pandemia, somente agora pode ser lançado. Juazeiro é o primeiro entre os nove municípios que compõem a Bacia Hidrográfica do Rio Salitre a apresentar o PRH para o poder público e sociedade civil.

“O Plano de Recursos Hídricos vai ajudar a nortear as ações não só dos poderes públicos, mas também da sociedade civil e das empresas que têm sua responsabilidade social. Sabemos que dentro da Bacia do Rio Salitre existem vários problemas, então esse plano tanto aponta os impactos, quanto também aponta as soluções para uma boa gestão hídrica do Rio Salitre”, explicou o presidente da CHB Salitre, Manoel Ailton Rodrigues.

Desenvolvimento sustentável

Durante o lançamento do PHR, foram discutidos o uso consciente da água do Rio Salitre e ações para o desenvolvimento sustentável do Vale do Salitre. 

“Todos nós sabemos a dimensão e a importância da região do Salitre para Juazeiro, para a Bahia e para o Brasil. Nós temos solos muito férteis, temos um povo que tem habilidade e costume de lidar com a agricultura, mas o que falta é efetivamente a água. O estudo feito pelo Plano de Recursos Hídricos do Rio Salitre é de uma profundidade muito grande e aponta para todos os caminhos de solução. A gestão da prefeita Suzana Ramos estará presente de forma participativa e utilizará de maneira muito efetiva esse material para achar soluções necessárias para essa questão hídrica e, consequentemente, fomentar a economia sustentável ali na região do Salitre”, declarou o titular da ADEAP, Carlos Neiva.

A Prefeitura de Juazeiro recebeu do CBH Salitre um kit com livros sobre o Plano de Recursos Hídricos. O ato simboliza a adesão como município integrante do Comitê.

“Agradecemos ao Comitê da Bacia do Rio Salitre a oportunidade de participar desse momento oportuno, onde debatemos pontos importantes, levantamos várias problemáticas e discutimos ações de médio e longo prazo, e vamos estudar com mais afinco os recursos hídricos do município de Juazeiro e como conservar a bacia do Rio Salitre”, destacou o titular da Semaurb, Rubens Torres.

Texto: Edísia Santos – Ascom/Semaurb/PMJ
Fernanda Barros – Secretária de Comunicação de Juazeiro


Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.co

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEITORES ONLINE

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens mais visitadas

Marcadores

Seguidores

Arquivo do blog

TM TV

PARCEIROS