O GRITO DOS INJUSTIÇADOS: : Governador petista da Bahia paga salario de miséria a PROFESSORES REDAS da educação profissional, exige Registro em Conselho de Classe para exercer a função em sala de aula e fere o principio da ISONOMIA


(*)Taciano Gustavo Medrado Sobrinho

Olá prezados leitores

O nosso editorial de hoje versará sobre a situação caótica e deprimente por que passa a educação profissional na Bahia e o professor REDA . As informações aqui relatadas nesse texto não são falsas tão pouco invenções, trata-se da pura verdade, uma vez que eu, assim como centenas de professores do estado contratado no Regime de direito Administrativo vem sofrendo ao longo  de mais de 10 anos.

Desde quando o governo da Bahia implementou o projeto de educação Profissional nos anos 2008/2009 até hoje os profissionais da área técnica que ministram as aulas para o curso técnico profissionalizante que funcionam nas modalidades concomitantes ao ensino médio em toda rede de ensino da Bahia são regidos pelo sistema REDA (Regime Especial de Direito Administrativo) de contratação recebendo salários muita abaixo do que o restante da categoria considerados  EFETIVOS recebem e tendo as mesmas obrigações, o que no mínimo fere o princípio da ISONOMIA

O Salário base de um professor de 20 horas,  na modalidade Educação profissional,  é de R$ 1.223,33 ,conforme copia do contracheque abaixo e ainda é obrigado a manter registro no Conselho de Classe de cada profissional ,ou seja, CRA para administrador, OAB para advogados, CORECON para Economista, CREA para engenheiro, CRC, de contabilidade e etc..

Em 2009 fui aprovado com louvor entre os três primeiros lugares e cumprir 4 anos no CETEP –Centro Territorial de Educação Profissional de 2009 a 2013 com carga horaria de 40 horas. Nova seleção pública foi feita e mais uma vez fui aprovado entre os três primeiros lugares e cumprir mais 4 anos também com carga de 40 horas no período de 2015 a 2019.

Dois anos antes de expirar o prazo nova seleção foi realizada e eu passei também entre os três primeiros lugares, desta vez para uma carga horaria de 20 horas compreendendo o período de novembro de 20017 a 2021. Em 2019 o governo estadual realizou outra seleção REDA em 2019 cuja convocação saiu em agosto deste ano de 2021 onde voltei a ser aprovado e e convocado pra apresentar a documentação até o dia 13 de setembro, mas desta vez eu declinei e  desistir. 

Vale salientar que todas as seleções dos certames citados por mim acima foram de PROVAS OBJETIVAS , REDAÇÃO E TÍTULOS.

Por diversas vezes os governadores Jacques Wagner,  nos dois mandatos,  e Rui costa prometeram que iriam fazer CONCURSO PÚBLICO  para efetivação dos professores REDAS, mas as promessas foram em vão. 

Esse foi o principal motivo para na qual me levou  a não atender  mais a convocação, pois ainda acreditava que, mesmo depois de mais de 10 anos de enrolação um dia o governo do Estado iria realizar concurso público  para efetivar os professores da educação profissional. 

No meu caso e de centenas de professores REDAS foi mais de uma década "perdida", uma vez que não estamos enquadrados dentro do Regime Estatutário de servidor publico estadual e portanto , sem os direitos aos que os EFETIVOS  tem , a exemplo de Quinquênio, Licenças prêmios, e aposentadoria como servidor público, nos restando o consolo de recorrer ao instituto da Previdência social (INNSS) caso deseje se aposentar com um mísero salário.

Por fim, faço aqui um questionamento; Que tipo de Regime  Especial de Direito Administrativo é esse que dura mais de 12 anos? e o Ministério público não faz nada? se é Regime  Especial, é por que deveria ser usado em casos excepcionais e  de exceção  se tornar uma regra  padrão .

Pra mim  ja deu! já contribui e já me sacrifiquei demais e só colhi decepções por parte dos gestores públicos, da forma coimo tratam a educação nesse pais, a desvalorização por que vem passando a categoria de professores nesse pais, as anarquias dentro de sala de aulas, os desrespeitos dos alunos contra os professores.

*Professor REDA da Rede Estadual de Ensino ; Bacharel em Administração de empresas; Engenheiro Agrônomo; Matemático



Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem