HOMENAGEM: 07 de setembro de 2021. 199 anos da emancipação política do Brasil.

 

foto: Facebook 
* Reginho Bahia

Queridos patriotas...

Amanhã é 07 de setembro de 2021. 199 anos da emancipação política do Brasil. Como sempre foi, essa é a maior data do calendário cívico do Brasil.

Naquele dia, de forma simbólica, D. Pedro declarou extintos os laços políticos que o Brasil possuía com Portugal, o qual, naquele momento, lutava para restaurar o monopólio de comércio, bem como a condição de Colônia portuguesa.

O interessante é que a independência do Brasil não era um consenso. Para as províncias do Norte, era melhor a manutenção dos vínculos com Portugal, principalmente devido ao comércio, pois Maranhão, Pará e Piauí tinham mais identificação com Lisboa do que com o Eixo econômico Rio-SP.

Assim, após a declaração de independência, tropas portuguesas invadiram o Brasil. D. Pedro teve que liderar a luta não só contra elas, mas também à resistência interna.

Depois de obtida a independência, ainda houve que vergar muita resistência interna. Por diversas vezes, a unidade política e territorial esteve ameaçada. A Bahia, que foi pioneira na luta pela independência, declarou-se independente em 1831, num movimento republicano de nome Sabinada. Em 1824, Pernambuco convocou as províncias do Norte a compor um país chamado Confederação do Equador. No período 1835/1845, Rio Grande do Sul e Santa Catarina se tornaram um País separado, no que chamamos de Revolução Farroupilha.

Enfim, tudo isso foi superado em nome da criação dessa unidade chamada Brasil. 

* Advogado e Professor da História Rede Estadual de Ensino da Bahia 

fonte: Facebook 

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação

 

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem