‘EVENTO: SETEMBRO AMARELO’: - UPA de Juazeiro alerta para prevenção ao suicídio


 Da  Redação

Para alertar sobre a importância do ‘Setembro Amarelo’ – uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Juazeiro ganhou uma faixa lembrando que ‘toda vida é importante’.

A vendedora Alice Evangelista, de 20 anos, paciente da UPA aprovou a ideia da campanha. “É válido porque temos pouca informação e muito tabu. É importante a comunicação nos hospitais para melhorar a atenção às pessoas que possam tirar a própria vida”, ressaltou.

O diretor geral da UPA de Juazeiro, Régio Cunha, destaca que as ações de alerta sobre os cuidados com a saúde mental são essenciais. “Nós queremos envolver além dos pacientes os familiares, orientando sobre como perceber os gatilhos que podem levar ao suicídio, com minis palestras aqui na UPA, informações por folhetos e cartilhas específicas sobre o suicídio. A UPA é apenas para atendimento de urgência. Quando a gente atende esses casos, a gente encaminha imediatamente para a atenção à saúde mental da nossa rede,” explicou o diretor.

Em agosto, a UPA realizou 2.810 atendimento de urgência  e emergência. Muitos dos pacientes. A campanha tem o objetivo de levar mais informações aos pacientes que chegam à unidade por tentativa de suicídio. “Nós percebemos que muitos dos pacientes que foram atendidos somente no mês de agosto chegaram à unidade por ingestão excessiva de medicação de uso controlado e veneno. E percebemos a recorrência desses casos no mesmo paciente e isso nos chamou a atenção”, conclui Régio Cunha.

Atenção à Saúde Mental

O  paciente em situação de tentativa de suicídio atendido na UPA é encaminhado à Atenção à Saúde Mental que tem equipe de psicólogos e psiquiatras para o atendimento.

Juazeiro possui três unidades dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). O CAPS II funciona na Rua Aracaju, nº 08, no Bairro Dom Thomaz. O CAPS AD fica na Rua Eliseu Martins, s/n, no bairro Novo Encontro (antiga unidade de saúde) e o CAPS Infanto-juvenil, na Rua Almirante Tamandaré, nº 177,  bairro Country Club.

Os CAPS são serviços de portas abertas e funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

 

Texto: Maria Lima - Assessora de Imprensa da Secretaria de Saúde
Fernanda Barros - Secretária de Comunicação/PM

 

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem