NOTICIAS INTERNACIONAIS: China mantém pena de morte de canadense condenado por tráfico de drogas

Robert Lloyd Schellenberg foi condenado à morte por contrabandear drogas na China (Foto: Hong Kong Free Press/Reprodução Twitter)
Da   Redação

Um tribunal chinês manteve nesta terça-feira (10) a sentença de morte do canadense Robert Lloyd Schellenberg por tráfico internacional de drogas, informou a agência Reuters. O veredito ocorre um dia antes da decisão sobre outro processo de Beijing contra um cidadão do Canadá, Michael Spavor, acusado de espionagem. As informações são do portal de notícias internacionais A Referência.

Schellenberg, detido em 2014, é acusado de traficar cerca de 220 quilos de metanfetamina. Inicialmente, ele foi condenado a 15 anos de prisão em primeira instância, numa sentença proferida em 2018. Porém, ele se declarou inocente, argumentou que tinha ido à China a turismo e recorreu da decisão.   

Diante da apelação, um tribunal da cidade de Dalian o sentenciou à morte em janeiro de 2019, um mês depois que a executiva da Huawei Meng Wanzhou foi presa no Aeroporto Internacional de Vancouver por um mandado de prisão internacional proveniente dos Estados Unidos. 

O embaixador do Canadá na China, Dominic Barton, afirma que as medidas adotadas pela Justiça chinesa contra cidadãos canadenses não são uma coincidência, dado o caso de Vancouver.

No Canadá, o caso de Schellenberg virou arma da oposição contra o premiê Justin Trudeau, do Partido Liberal. O oposicionista Erin O’Toole, líder do Partido Conservador, diz que os liberais não estão sendo duros o suficiente com a China, que “planeja tirar a vida de um canadense por motivos políticos”.

Espionagem

A detenção de Spavor, em dezembro de 2018, ocorreu poucos dias depois de o Canadá ter prendido Meng, que deve comparecer a um tribunal canadense nos próximos dias para a audiência que julgará o pedido de extradição. Ela é acusada de enganar um banco sobre o relacionamento da Huawei com uma companhia do Irã sancionada pelos EUA.

Spavor, por sua vez, é acusado de “roubo de informações sensíveis de Inteligência”. Além dele, a China prendeu na mesma época o ex-diplomata canadense Michael Kovrig, acusado do mesmo crime. O julgamento foi realizado em março, e o veredito ainda não foi divulgado.

Os tribunais chineses têm uma taxa de condenação de mais de 99%.


Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

 

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem