LEGISLATIVO : Câmara derruba "DISTRITÃO" e aprova texto base da PEC eleitoral e fixou a volta das coligações proporcionais.

 

Câmara rejeita 'distritão' e aprova, em primeiro turno, PEC que resgata coligações | Política | G1

Da   Redação

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (11), em primeiro turno, o texto-base da proposta de emenda à Constituição (PEC) que promove uma reforma nas regras para as eleições de deputados e vereadores. Em votação de destaque, um acordo entre os partidos foi feito e promoveu a retirada da PEC do chamado "distritão", por 423 votos a 35 e além disso, ficou fixada a volta das coligações proporcionais. 

As legendas acordaram em manter, como uma espécie de "redução de danos", a retomada das coligações partidárias nas votações proporcionais – que também é vista como retrocesso por especialistas.

Para o texto-base, o placar foi de 339 votos favoráveis e 123 contrários. A aprovação de PECs requer mínimo de 308 votos favoráveis na Câmara. Os parlamentares ainda irão votar outros cinco detaques do projeto e a votação complementar do segundo turno na próxima quinta-feira (11).

Para valerem em 2022, as mudanças têm que estar em vigor até outubro de 2021.

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEITORES ONLINE

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens mais visitadas

Marcadores

Seguidores

Arquivo do blog

TM TV

PARCEIROS