EUA: “Muito ainda pode dar errado”, diz Joe Biden sobre saída do Afeganistão

Foto: Jim Bourg/Reuters 

Da   Redação 

Segundo Biden, 33.000 pessoas foram evacuadas desde julho, sendo 28.000 desde 14 de agosto, quando o Talibã retomou o poder. “Qualquer americano que quiser voltar para casa irá para casa”, disse o presidente.

Os EUA estão se esforçando para evacuar norte-americanos, parceiros da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e afegãos aliados do país. Neste domingo, o Departamento de Defesa dos EUA ativou um programa para ampliar a capacidade de transporte aéreo do governo e determinou que companhias aéreas ajudem na evacuação.

Biden, disse que “está absolutamente correto” sobre a sua decisão de retirar as tropas norte-americanas do Afeganistão. “É o meu trabalho. Meu trabalho é fazer julgamentos que ninguém mais pode ou irá fazer. Eu os fiz, e estou convencido de que estou absolutamente correto em não decidir mandar mais mulheres e homens a uma guerra que já não é mais justificável”, disse o presidente.

“Se não deixássemos o Afeganistão agora, quando deixaríamos? Daqui a mais 10 anos? 5 anos?”, questionou Biden. “A história irá recordar que esta foi a decisão lógica, racional e correta a se fazer”, disse.

O presidente dos Estados Unidos afirmou que até o momento, o Talibã não atacou forças militares norte-americanas.

A evacuação do Afeganistão tem sido marcada por confusões e tumultos. No último sábado (21.ago.2021), 7 pessoas morreram em um tumulto próximo ao aeroporto de Cabul.

“Não há forma de evacuar tantas pessoas sem as imagens que estamos vendo nas TVs. É um fato, e meu coração sofre por essas pessoas”, disse o presidente.

 

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEITORES ONLINE

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens mais visitadas

Marcadores

Seguidores

Arquivo do blog

TM TV

PARCEIROS