AFEGANISTÃO: Guarda afegão morre em tiroteio no aeroporto de Cabul

Foto reprodução: © Ministero Della Difesa/AFP
Da   Redação

Um guarda afegão morreu e outros três ficaram feridos em um tiroteio com homens armados não identificados no aeroporto de Cabul na madrugada desta segunda-feira (23/08). Soldados alemães e americanos também estiveram envolvidos no confronto, informou a Bundeswehr, as Forças Armadas da Alemanha.

Milhares de afegãos e estrangeiros vêm se aglomerando nos arredores do aeroporto há dias, na esperança de embarcar em um voo para o exterior após o Talibã capturar a capital, em 15 de agosto. Aterrorizados, eles temem represálias e um retorno ao rígido regime islâmico exercido pelo grupo islâmico quando esteve no poder, entre 1996 e 2001. Forças estrangeiras vêm garantindo a segurança do aeroporto.

A emissora CNN afirmou que o tiroteio desta segunda começou quando um sniper atirou de fora do aeroporto contra guardas afegãos – que são em sua maioria ex-soldados do governo que auxiliam as forças dos EUA – perto do portão norte do aeroporto, que estava fechado.

A embaixada alemã em Cabul havia alertado que situações perigosas e conflitos armados vêm ocorrendo com frequência nos acessos ao aeroporto e desaconselhou deslocamentos de cidadãos da Alemanha e forças afegãs ao local.

Após o tiroteio, dois oficiais da Otan afirmaram que a situação estava sob controle. Os três guardas afegãos feridos estão recebendo tratamento num hospital de campanha no aeroporto.

No domingo, o governo americano havia manifestado preocupação com um possível ataque do grupo terrorista "Estado Islâmico” (EI) no aeroporto ou em seus arredores. "A ameaça é real, aguda e persistente", disse o Conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Jake Sullivan, à CNN. O Talibã e o EI são inimigos e lutaram entre si no passado.

Corrida contra o tempo

Segundo a Casa Branca, a zona de segurança ao redor do aeroporto foi ampliada, e o Talibã se mostrou cooperativo.

Combatentes talibãs foram deslocados para os arredores do aeroporto, onde vêm tentando estabelecer a ordem. No domingo, membros do grupo islâmico agrediram multidões, um dia depois de sete afegãos morrerem imprensados nos portões do aeroporto.

O presidente americano, Joe Biden, afirmou que soldados americanos poderão permanecer no país além do prazo previsto para conclusão de sua retirada, em 31 de agosto, para ajudar na remoção "difícil e dolorosa” de cidadãos americanos e afegãos vulneráveis. Mas um integrante da liderança talibã afirmou que o prazo não seria estendido.

No domingo, os EUA buscaram ajuda de companhias aéreas comerciais para o transporte de pessoas que já foram retiradas de Cabul e se localizam em bases militares e centros de acolhimento fora do Afeganistão. Desde 14 de agosto, cerca de 30 mil pessoas já foram retiradas do Afeganistão por via aérea.

O Talibã assumiu o poder em meio à retirada de tropas americanas e aliadas do país após 20 anos de guerra, iniciada após os ataques de 11 de setembro de 2001 aos EUA. O objetivo era caçar líderes da Al Qaeda e punir seus anfitriões talibãs.

O governo do ex-presidente Donald Trump assinou um acordo de paz com o Talibã no ano passado, permitindo que os EUA retirasse suas forças do Afeganistão em troca de garantias de segurança do grupo islâmico.

Com informações (Reuters, AFP, ARD)

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem