Secretaria de Saúde de Juazeiro destaca a importância da vacina BCG nos primeiros dias de vida dos bebês


Da   Redação

A vacina BCG, uma das primeiras proteções que o bebê recebe ao nascer, protege contra formas graves de tuberculose. Ela é conhecida pela famosa “marquinha” que deixa no braço da maioria das crianças e deve ser administrada nos primeiros dias do nascimento da criança, de forma precoce. Por isso, a Secretaria de Saúde (Sesau) de Juazeiro alerta para a importância do imunizante.

“A vacina BCG está incluída no calendário básico de vacinação da criança. É importante que os pais levem esse bebê logo nos primeiros dias de vida, pois trata-se de uma doença infectocontagiosa grave e como ele, ao nascer, não tem imunidade e tem esse contato com familiares e a própria equipe médica, a vacina já ajuda na prevenção da doença, consequentemente reduz o risco da mortalidade infantil”, disse a enfermeira da Sesau, Cibele Lopes.

A vacina BCG pode ser aplicada nos recém-nascidos nas Unidades Básicas de Saúde do município (UBSs), exceto na UBS Alagadiço e UBS João XXIII. Os bebês que nascem no Hospital Materno Infantil já recebem a vacina BCG no hospital, junto à vacina da Hepatite B.

Por causa da Campanha de Vacinação contra a Covid-19, a vacinação de rotina no município está sendo realizada, preferencialmente, no período da tarde, para evitar aglomerações e não misturar os públicos. É importante que os pais informem-se nas UBSs sobre a organização interna da vacinação.

Dia da Vacina BCG

O Dia da Vacina BCG é comemorado em 1º de julho, data da criação do imunizante. A BCG protege contra as formas mais graves da tuberculose, uma doença contagiosa, provocada por uma bactéria que atinge os pulmões. Se não tratada, pode provocar sérios problemas respiratórios, emagrecimento, fraqueza e até levar à morte.  A vacina começou a ser utilizada no ano de 1921.

 

Texto: Amanda Franco – Assessoria de Comunicação Sesau/ PMJ


Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem