Por mês, mais de 80 pacientes são encaminhados para cirurgias eletivas pela Prefeitura de Juazeiro


Da   Redação

Mais de 80 cirurgias eletivas são realizadas por mês em pacientes encaminhados pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau). Os procedimentos, adulto e infantil, são realizados tanto no próprio município, quanto via Tratamento Fora do Domicílio (TFD), em Salvador.

Entre as cirurgias realizadas estão, para a população adulta, cateterismo, tireoidectomia, lesão de pele, laqueadura, períneo, prolapso do colo uterino, colelitíase, ressecção de glândulas e biópsia de colo uterino. Para na área da pediatria, são realizados frenectomia lingual, fístula, hérnia inguinal/ umbilical/epigástrica, corpo estranho, entre outros. Segundo a diretora do Setor de Regulação, Avaliação, Controle e Auditoria da Sesau, Renata Pinto, desde janeiro deste ano, houve aumento tanto no número de cirurgias realizadas quanto nos tipos de procedimentos realizados no próprio município.

“Em janeiro tínhamos um número de 4 cirurgias pediátricas por semana. Atualmente este número aumentou para 6 por semana. Ampliamos também os tipos de cirurgias que são disponibilizadas para o público aqui em Juazeiro. A de períneo, por exemplo, que também era via TFD, passou a ser realizada aqui no município, sem que a paciente precise fazer o deslocamento”, disse Renata Pinto.

O Setor de Regulação recebe os pacientes que são encaminhados pelos médicos associados ao Sistema único de Saúde (SUS). “Quando chega aqui no Setor de Regulação da Sesau, o paciente precisa estar em porte do laudo e dos documentos pessoais como RG, CPF, comprovante de residência, Cartão da Família, Cartão SUS e os exames”, explicou a gerente do Setor de Regulação, Avaliação, Controle e Auditoria da Sesau, Jussara Dias. O laudo recebido pela Regulação é analisado pelos médicos auditores, que vão realizar a autorização. Após autorizado pela Sesau, o agendamento é realizado pela unidade hospitalar.

 

Amanda Franco- Assessora de Comunicação Sesau PMJ


Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem