NOTÍCIAS INTERNACIONAIS : Importante membro do Estado Islâmico é preso em operação antiterrorismo na Itália

Polícia italiana deteve um cidadão marroquino acusado de ser membro do EI (Foto: pixabay.com/)
Da   Redação

A Itália prendeu na última sexta-feira (9) um importante membro do Estado Islâmico (EI), um homem de nacionalidade marroquina. A informação foi confirmada pelo Serviço de Inteligência Interna do Marrocos à agência estatal turca Anadolu. As informações são do site de notícias internacionais A Referencia.

O serviço de combate ao terrorismo italiano efetuou a prisão após receber a informação de que o jihadista estaria se escondendo no país. Ele seria atuante na Síria e no Iraque, os dois países onde o EI se mantém mais forte, e ingressado na Europa de forma ilegal. Não foram divulgadas a identidade e a função do terrorista dentro do grupo.

EI forte na África

Enquanto perde força nos demais continentes, o EI tem fortalecido sua influência na África nos últimos meses. E a Itália torna-se um local visado devido á proximidade geográfica com países africanos através do Mediterrâneo.

Novas alianças e uma mudança de estratégia têm assegurado ao grupo jihadista um importante avanço no continente africano, de acordo com o jornal britânico The Guardian.

A milícia tem se fortalecido especialmente na Nigéria, em Moçambique, na RD Congo e no Sahel africano. Em seus canais de propaganda, os jihadistas constantemente destacam suas conquistas na África como forma de compensar o enfraquecimento em outras regiões.

Uma estratégia bastante eficiente é o estabelecimento de governos paralelos por parte da milícia. A ideia é oferecer segurança e serviços básicos à população, aumentando o apoio local e reduzindo a influência de governos nacionais fracos, corruptos e ineficientes.


Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem