CORONAVÍRUS: Deputados criticam 'resistência' dos professores no retorno às aulas presenciais na BA

Foto reprodução
Da   Redação

A retomada das atividades escolares presenciais na Bahia, que irá inaugurar o modelo híbrido, foi um dos assuntos em debate durante sessão virtual na Assembleia Legislativa na tarde desta quarta-feira (7). O assunto veio à tona após uma fala da deputada Fabíola Mansur, que presidente a Comissão de Educação da Casa. 

Em seu pronunciamento, entre outros assuntos, ela destacou que a retomada deve ser “segura e preparada”. Confirmando anúncio já feito pelo governador Rui Costa (PT), a parlamentar enfatizou que a retomada deverá ocorrer em breve, caso não haja um novo pico dos índices da Covid-19. “Buscando recuperar o tempo perdido das nossas crianças e adolescentes”, disse 

Já os deputados de oposição Tiago Correia (PSDB) e Carlos Geilson (PSDB), ao discorrerem sobre o tema, optaram pelo ataque aos professores e a entidade representativa da categoria. Eles alegam que a categoria foi a única a condicionar o trabalho à vacinação, e que a postura teria motivação “política”.

Segundo Geilson, “a categoria dos professores, há uma orientação de não participar das aulas”, diferente de bancários, motoristas de ônibus e policiais, exemplificou. 

Não há interesse, sempre uma desculpa para o retorno das aulas. O prejuízo é enorme. Precisamos, na rede pública, saber quando isso vai acontecer, sem que o sindicado venha verbalizar pelo lado político. O prejuízo é incalculável”, avaliou o deputado. 

TIago Correia, por sua vez, ressaltou que, em Salvador, por decisão judicial, a prefeitura já administrou nos trabalhadores da educação a primeira dose do imunizante, no entanto, “ainda existe uma resistência grande”. A capital baiana retomou as atividades presenciais na rede particular e municipal no início de maio.

A Bahia, que lidera como campeã em analfabetismo, e ainda marcamos a ausência das aulas presenciais, justamente por movimentos que nós entendemos que não tem nenhum embasamento técnico e que podemos entender que não passa de movimentos políticos”, disse Correia.

Segundo ele, os movimentos contrários agem, “muitas vezes, de maneira agressiva, sem nenhum argumento técnico que respalde o posicionamento”. 

Nesta terça-feira (6) durante o programa Papo Correria, o governador Rui Costa afirmou que o Estado irá avaliar os dados da pandemia por mais uma semana e em seguida anunciará a decisão sobre uma provável retomada. No início de julho, o diretor-geral da APLB, Rui Oliveira, em contato com o Bahia Notícias, afirmou que as aulas presenciais só retornarão com a imunização total da categoria .


Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação..

Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEITORES ONLINE

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens mais visitadas

Marcadores

Seguidores

Arquivo do blog

TM TV

PARCEIROS