NOTÍCIAS INTERNACIONAIS: Ataque terrorista a quartel de Baghlan deixa mais de 30 mortos no Afeganistão. Militantes do Taleban teriam detonado um carro-bomba em frente à base militar e iniciado uma onda de ataques na província

Combatentes do exército do Afeganistão em operação contra o Taleban na província de Kunduz, ao norte do país, em maio de 2021 (Foto: Reprodução/Twitter/Ministry of Defense Afghanistan)

Da redação
Por: Taciano Medrado

Pelo menos 32 pessoas foram mortas em um ataque terrorista ao quartel-general da polícia de Baghlan, província ao norte do Afeganistão, na segunda (31). As autoridades atribuíram a ofensiva ao Taleban, que intensificou a onda de violência no país desde o final do ano passado. As informações são do site de notícias internacionais A Referência.

Informações repassadas por autoridades locais à agência iraniana Mehr apontam que os militantes detonaram um carro-bomba em frente ao quartel militar de Pol-e Khomri, capital da província. Em seguida, iniciaram um confronto no centro da cidade.

O ataque se estendeu por horas, disse o porta-voz do comando da polícia de Baghlan, Jawed Basharat. Há confirmação da morte de cinco membros talibãs. Outros sete teriam sido feridos em uma intensa troca de tiros, relatou

A violência entre o Taleban e o exército afegão se tornou rotineira nos últimos meses. O objetivo do grupo fundamentalista islâmico é minar o apoio ao frágil governo de Cabul.

Para o Taleban, o governo de Ashraf Ghani, no poder desde 2014, é um mero “fantoche” ocidental. Os líderes fundamentalistas se recusam a negociar com o presidente e descartam entrar no sistema político atual em qualquer tentativa de paz.

A estratégia de desgastar o governo aumenta as chances de golpe militar ou um acordo político em termos “palatáveis” – como a implantação da lei religiosa da sharia, defendida pelo Taleban.

impasse nas negociações pela paz no Afeganistão fez com que os EUA decidissem por prorrogar a presença militar no país até 11 de setembro. Ainda restam 2,5 mil soldados norte-americanos e sete mil soldados da Otan (Organização do Tratado Atlântico Norte) na nação, imersa em guerra há mais de duas décadas.

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem