MUNDO : Por falta de pagamento, três países podem perder o direito de voto na ONU

Bandeira asteada do Irã na sede da ONU, em Nova Iorque: direito suspenso (Foto: UN Photo/Loey Felipe)
Da redação
Por: Taciano Medrado

Três países membros da ONU (Organização das Nações Unidas) estão ameaçados de perder o direito de voto na Assembleia Geral da entidade. São eles: São Tomé e Príncipe, Comores e Somália. A República Centro Africana e o Irã já estão suspensos. As informações são do site de notícias internacionais a Referência.

Conforme a resolução da ONU, o país que ficar mais de dois anos sem pagar suas quotas pode ter suspenso o direito de voto. A quota de cada país varia conforme sua economia, sendo os EUA responsáveis por 22% do orçamento da entidade. 

São Tomé e Príncipe, Somália e Comores receberam um tempo extra para saldar suas dívidas. Apesar do débito, o direito de voto dos três países está assegurado ao menos até setembro deste ano, quando a questão voltará a ser debatida. 

Indignação no Irã

O maior devedor da ONU é o Irã, que teve seu direito de voto suspenso em janeiro devido a um débito de US$ 16 milhões (R$ 81 milhões). O país contesta a dívida, a qual chamou de “inteiramente inaceitável e completamente injustificada”. 

“A incapacidade do Irã de cumprir suas obrigações financeiras com a ONU foi causada diretamente pelas sanções ilegais e unilaterais impostas pelos Estados Unidos”, disse Mohammad Javad Zarif, ministro das relações exteriores do país. 

Ele explicou que a incapacidade de Teerã transferir dinheiro deve-se à sanção norte-americana. “Isso está fora do nosso controle”, afirmou Zarif. 

 

 

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEITORES ONLINE

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens mais visitadas

Marcadores

Seguidores

Arquivo do blog

TM TV

PARCEIROS