EVENTOS: Estão abertas as inscrições para as oficinas do VII Festival Internacional da Sanfona

 


Marquinhos Café,
Marcelo Caldi
 Chico Chagas,

Da   Redação

Serão três oficinas, cada uma com 4 horas de duração

A VII edição do Festival Internacional da Sanfona está com inscrições abertas das oficinas que este ano acontecem no formato virtual pela plataforma Google Meet, gratuitamente.

São oficinas para todos os sanfoneiros, independentemente do nível de habilidade no instrumento (iniciantes, intermediários ou avançados).

Para se inscrever, basta acessar o link disponibilizado na bio do Instragram @festivaldasanfona. Todas as oficinas são gratuitas e os interessados poderão se inscrever até 10 de julho.

Serão ministradas três oficinas de sanfona: “Ritmos Brasileiros”, “Tem Sanfona no Choro” e “Improvisação no Forró”.

A oficina “Ritmos Brasileiros”, acontecerá nos dias 20 e 22 de julho, ministrada pelo sanfoneiro Marquinhos Café, que dará dicas especiais de Forró, Xote, Baião, Xaxado, Marchinhas, Frevo, Chorinho e Samba. As aulas serão sobre a possibilidade e capacidade de expressão da sanfona nesses ritmos tão ricos e culturais do nosso Brasil. O objetivo é mostrar a versatilidade da sanfona e toda as suas possibilidades de transitar em todos esses ritmos.

Marquinhos Café, tem 26 anos de carreira como instrumentista e foi aluno do Maestro e Mestre Camarão em Pernambuco, e vem continuando com esse legado de passar o conhecimento que adquiriu nessa estrada, passando seu conhecimento sobre esse fabuloso instrumento.

A oficina “Tem Sanfona no Choro”, será nos dias 27 e 29 de julho, com Marcelo Caldi.  A oficina tem foco no estilo, linguagem e repertório de grandes sanfoneiros que tocaram e tocam choro. De acordo com Marcelo, para um sanfoneiro se desenvolver é preciso estudar este estilo musical. “Quando nos aprofundamos no estudo dos choros dos nossos mestres, desenvolvemos muitas habilidades. Então, vamos ouvir as músicas sugeridas, tocar, analisar o estilo de cada compositor, destrinchar padrões em cada música trabalhada, destacar o fraseado dos intérpretes, desenvolver raciocínio rápido para as mudanças harmônicas, improvisar”, explicou Marcelo Caldi.

Marcelo Caldi, além de sanfoneiro, é pianista, compositor, arranjador sinfônico, produtor, cantor, maestro, diretor musical. É reconhecido como um dos sanfoneiros mais importantes de sua geração, levando adiante o legado de mestres como Luiz Gonzaga, Orlando Silveira, Chiquinho do Acordeom, Sivuca, Dominguinhos, Oswaldinho e outros. Participou dos mais importantes festivais de música instrumental no Brasil e já levou seu trabalho para países como Portugal, França, Itália, Alemanha e Japão.

A oficina de “Improvisação no Forró”, com o sanfoneiro Chico Chagas, que trará dicas e truques de como se preparar para os improvisos com o instrumento. As aulas serão nos dias 28 e 30 de julho.

Chico chagas é acordeonista, pianista, baixista, compositor e arranjador. Nasceu no Acre e aos 7 anos já tocava acordeon. Viveu no Rio de Janeiro por mais de 20 anos, onde tocou com grandes nomes da música nacional e internacional. Morou durante três anos na Europa, entre Alemanha, França e Inglaterra. O artista faz uma combinação da autêntica música brasileira com uma releitura do jazz e é um dos poucos acordeonistas brasileiros que tocam a música da Amazônia. Fez inúmeras gravações para a TV Globo, dentre elas, duas aberturas de novelas. Gravou a abertura de "Chocolate com Pimenta", e sua gravação mais recente, na abertura da novela "Segundo Sol".

O VII Festival Internacional da Sanfona será realizado entre os dias 17 e 31 de julho, totalmente no formato virtual, ainda em razão da pandemia da Covid-19.

Durante os 15 (quinze) dias de festival, além das oficinas, os amantes da sanfona poderão participar da Jam Session, que será um grande encontro virtual de sanfoneiros e apresentar todo o seu talento, além de assistirem aos shows de artistas nacionais e internacionais.

Já confirmaram presença os cantores Ivan Greg, Adelson Viana, Targino Gondim, Quinteto Sanfônico do Brasil, Silas França, Daniel Itabaiana, Gennaro, Raniel Pernalonga, Gilberto Monteiro e os artistas internacionais, Raulito Barboza (Argentina) e Richard Galianno (França)

Toda a programação, inclusive as informações sobre as inscrições para oficinas e para a Jam Session podem ser encontradas no Instagram @festivaldasanfon

O evento tem o apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia, além de ser uma realização da Conspiradoria Projetos e Produções e Toca Pra Nós Dois Produções e Eventos Ltda.


Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem