ASMA: Prefeitura de Juazeiro agiliza marcação com especialista para tratar doença respiratória

 


Da   Redação
Por: Taciano Medrado

Os pacientes que apresentam sintomas de asma, doença respiratória crônica comum, em Juazeiro, e precisarem de atendimento médico com a especialidade pneumologista, podem fazer esta marcação através da Secretaria de Saúde (Sesau). Os agendamentos podem ser feitos diretamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), caso o médico solicite.

Os atendimentos com os profissionais são realizados em unidades como na Policlínica Regional e Hospital Regional. O médico também pode solicitar exames como raio-x de tórax e exames de sangue para auxiliar no diagnóstico da asma, exames estes que também são ofertados pela Sesau.

Apesar dos agendamentos serem feitos diretamente nas UBSs, alguns pacientes podem fazê-lo como prioridade diretamente na Central de Marcação da Secretaria de Saúde, no Shopping Águas Center - Avenida Adolfo Viana. Têm atendimento prioritário na Central, os pacientes com lúpus, oncológicos, que fazem Tratamento Fora do Domicílio (TFD) e atendidos no Pio XII (que fazem tratamento de câncer de mama e de colo do útero).

Medicamentos

Os pacientes com asma também têm acesso a algumas medicações que são fornecidas gratuitamente pela prefeitura. “O município de Juazeiro disponibiliza alguns tipos de medicamentos mais básicos para asma. Outros tipos são de responsabilidade do estado da Bahia, segundo protocolo do Ministério da Saúde”, disse a diretora de Assistência Farmacêutica da Sesau, Renata Lopes Almeida. Para ter a medicação, o paciente deve ir às Farmácias da Família ou procurar a Farmácia Central que fica no Camelódromo, munido da prescrição médica, cópia do RG e Cartão SUS.

Dia Nacional de Controle da Asma

O Dia Nacional de Controle da Asma é celebrado em 21 de junho. A data chama a atenção para os cuidados com a doença, que afeta até 339 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo o relatório global da asma 2018.

Texto: Amanda Franco – Assessora de Comunicação Sesau/PMJ

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem