OPINIÃO: NÃO HAVERÁ APLAUSOS PARA OS DOCENTES!

Foto ilustração internet/Google
Da redação
Por: Taciano Medrado

De um dia para o outro, os professores montaram todo um sistema de educação obrigatória a distância, para continuar a sua missão de vida a partir de casa... Com dedicação!!!!

Materiais? Seu celular e computador privado e pessoal, sua internet, sua luz... pagas do próprio bolso.

Espaços? A sala de sua casa, que a torna pública a desconhecidos, a intimidade de sua casa. Direitos autorais? Cedidos! Pesquisas, imagem, textos, tarefas...

Exigências? Muitas!!!! Reclamações de todos a todo momento, sem sensibilidade alguma ao esforço súbito a que estamos submetidos!

A escola na sala de casa nunca acaba.

Um milhão de e-mails para atender... grupos pelo WhatsApp, chamadas, atendimento personalizado, aproximando-se da função tutorial... reuniões a qualquer hora, mensagens de toda ordem. 

Gestores, Alunos, Famílias, Sociedade... nós professores, estamos trabalhando... e muito!!!!

Na verdade, multiplicamos por muito as nossas horas de trabalho, pois agora esclarecemos as dúvidas um a um, corrigimos as tarefas uma a uma, sem acréscimo salarial ou mero reconhecimento ou agradecimento por isso...

Doamo-nos para além do conteúdo, sem falar sobre as orientações de ordem psicológica, dentro da compreensão de fazer com que os nossos alunos vejam a transcendência do que estamos vivendo...

Mas, eu aplaudo os professores! Eu aplaudo os meus colegas! Eu aplaudo os professores com todas as minhas forças! Por brindar à educação, o lugar que lhe cabe nesta época de crise...

Fazemos parte da história... Ainda que não sejamos aplaudidos!!!!! Eis aqui um milhão de aplausos para todos nós!

Autor desconhecido

GRIFO NOSSO!!

O brilhante texto acima poderia ter sido escrito por mim ou pelos milhares de professores do Estado da Bahia e do Brasil, porém foi feito por um  "professor anônimo' que receoso das represálias preferiu não assina-lo. Mas eu assino e boto a cara para bater . Não só tomo emprestado as palavras minunciosamente escolhidas pelo nobre colega como acrescento algo mais .

Sensibilizados com os nossos alunos,  aceitamos e abraçamos a causa:  "ensino remoto, apesar da falta de suporte tecnológico de uma boa parte dos professores e alunos para atender a demanda dessa modalidade,  nada se viu por parte da secretaria de educação do Estado da Bahia. Sequer uma ajuda de custo foi implementada, afinal, todos nós professores tivemos as nossas contas de energia drasticamente aumentadas em mais de 40%,   sem  contar com os aumentos das tarifas impostas pela ANEEL e da tarifação da famigerada "Bandeira Vermelha" que elevou para o patamar 2 o custo da bandeirada.

Muitos professores tiveram que adquirir:  webcam, caixas de sons para seus computadores e outros recursos a mais, para que pudesse dar conta do novo compromisso,  e os salários permaneceram  os mesmos - congelados. 

De uma  hora  para  outra tivemos que  mudar e nos  adaptarmos  as novas metodologias  de ensino remoto, tudo em prol dos alunos, sim dos alunos e não pra ajudar a governadores e prefeitos a se locupletarem da situação pra fazer "'politicagem "e se vangloriarem, no futuro, em cima dos esforços e números construídos por nós professores

Professores de 20 horas sendo obrigados a trabalharem 40 e 50 horas semanais por conta da obrigatoriedade de cumprir dois anos em um (2020/2021),  concomitantemente. 

Se não bastasse tudo e de   toda  tecnologia existente,  ainda nos obrigam a transcrever  na mão as notas dos alunos para um tal de "Diário físico", como se fossemos uns desocupados.

Por fim, esquecem os senhores gestores públicos, de que somos seres humanos e temos nossas limitações, temos família pra cuidar, dar atenção, não somos máquinas , enfim ... temos vida própria!!,  nos respeitem se quiserem merecer respeitos !


Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem