NOTÍCIA INTERNACIONAIS : Variante indiana do Coronavírus é detectada em 44 países, diz OMS

Foto ilustração Internet/Google
Da Redação
Por: Prof. Taciano Medrado

A variante do coronavírus detectada em outubro na Índia, a B.1.617, já foi confirmada em 44 países - 27 novos desde 28 de abril -, de acordo com relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) publicado nesta terça-feira (11).

O documento também apontou que "as sub-linhagens da B.1.617, como a B.1.617.1 e B.1.617.2, "parecem ter taxas maiores de transmissão", com aumento rápido da prevalência já observado em vários países. As evidências científicas são classificadas como "moderadas" e precisam de mais estudos para confirmação definitiva.

Além da Índia, o Reino Unido foi o país que mais relatou casos sequenciados geneticamente da B.1.617 e, recentemente, informou que a B.1.617.2 é uma sub-linhagem preocupante nacionalmente. Nesta segunda-feira (10), o órgão de saúde internacional já havia classificado a versão do vírus como "preocupante em nível global"

"Há informações de que a B.1.617 é mais contagiosa", mas também existem elementos que permitem pensar que ela atenuaria as respostas dos anticorpos que combatem o vírus e, "portanto, nós a classificamos como uma variante preocupante em nível global", afirmou a doutora Maria Van Kerkhove, responsável técnica do combate contra a Covid-19 na OMS.

Kerkhove ressaltou que faltam pesquisas sobre a variante indiana, principalmente com um sequenciamento genético mais completo "para saber a quantidade" que circula do vírus. Além disso, há a necessidade de investigar qual é o grau de "severidade" da B.1.617 na redução da resposta dos anticorpos contra a doença.

"Não temos nada que sugira que nossos diagnósticos, medicamentos e vacinas não estejam funcionando. E isso é importante", frisou a cientista, que insistiu na manutenção de medidas sanitárias como o distanciamento social, uso de máscara e redução de contatos.

Situação na Índia

A nova cepa do vírus é suspeita de ser um dos aspectos que explicam a segunda onda de casos na Índia, que mergulhou em uma grave crise sanitária devido à pandemia da Covid-19.

De acordo com a OMS, a Índia contabiliza, desde o início da pandemia, 22.992.517 casos do Sars CoV-2, que resultaram em 249.992 mortes até esta terça-feira (11). Nas últimas 24h, o país apresentou 3.876 óbitos devido à doença, número mais alto do planeta nesse período.

Em março, o governo indiano falou em "fase final da pandemia" e flexibilizou as medidas de combate à Covid-19. O governo liberou comícios eleitorais e festivais religiosos mesmo com o aumento de contágios, e agora tem sido duramente criticado. Grandes aglomerações se formaram nas últimas semanas.

No final de abril, o país ultrapassou as 200 mil mortes e se tornou o 4º do mundo a atingir o índice. Estados Unidos, Brasil e México também superaram a marca.

 

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem