MEDICINA & SAÚDE : 25 de maio é o Dia Internacional da Tireoide - Médico alerta para o aumento do número de casos de câncer de tireoide

Dr. Aglaiton Menezes, 


Da redação
Por: Taciano Medrado

A incidência do câncer de tireoide aumentou na última década, em contrapartida, a mortalidade diminuiu, o que se deve ao diagnóstico e tratamento precoce. O câncer de tireoide é um tipo raro de câncer que acomete aproximadamente 1% da população. As mulheres são as principais vítimas da doença, com uma incidência três vezes maior do que em homens. Pela mais recente estimativa brasileira (2018), é o quinto tumor mais frequente em mulheres nas regiões Sudeste e Nordeste (sem considerar o câncer de pele não-melanoma).

A faixa etária de maior predisposição a desenvolver o câncer de tireoide é bastante ampla: vai dos 25 aos 65 anos. Por isso é importante ficar atento aos sinais de que algo possa não estar bem. Nódulo, caroço ou inchaço no pescoço, dor no local ou irradiando para a região dos ouvidos, rouquidão ou outras alterações na voz, dificuldade para engolir e tosse constante podem ser sintomas de nódulos na tireoide, o problema é que, na maioria das vezes, o paciente não apresenta nenhum sintoma.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), do Ministério da Saúde, alguns fatores podem aumentar os riscos, como, por exemplo, histórico de irradiação (ter sido submetido à radioterapia) do pescoço, mesmo em baixas doses, casos de câncer de tireoide na família e alimentação pobre em iodo

O Médico de Cabeça e Pescoço e professor de Medicina da Faculdade Estácio Juazeiro -BA, Aglaiton Menezes, explica que a incidência de nódulos nessa glândula é bastante comum, só que nem sempre se trata de câncer.  “Os nódulos de tireoide possuem uma alta prevalência, sendo que cerca de 50% das pessoas os possuem, porém, felizmente apenas 10% dos nódulos são malignos.”

O autoexame da tireoide pode ajudar na identificação de nódulos, mas é importante procurar um médico para o diagnóstico e tratamento adequados. O diagnóstico precoce aumenta as chances de sucesso do tratamento. “Na sua grande maioria a conduta será apenas de acompanhamento com ultrassonografia a cada 6 meses. Apenas nos casos malignos e nódulos benignos grandes, acima de três   centímetros, indicamos a cirurgia”, explicou o médico. 

Os hormônios da tireoide são fundamentais para garantir o crescimento e o desenvolvimento de crianças e adolescentes, além de manter o metabolismo de um adulto. Eles atuam, por exemplo, na regulação do peso, na memória e concentração, nos ciclos menstruais e fertilidade, no humor e controle emocional, no trânsito intestinal e até no ritmo do coração.

Dia Internacional da Tireoide

Maio é um mês especial para a tireoide. O dia 25, foi o escolhido como Dia Internacional da Tireoide, quando geralmente há uma programação especial realizada por entidades de saúde, com atividades, divulgação de informações, com o intuito de explicar à população sobre a glândula que atua de forma significativa no organismo. Ela é tão importante que quando não funciona bem, tudo fica comprometido no organismo. 

Este ano a campanha chama a atenção para a relação: “Tireoide e Coração”. É que essa glândula é responsável por produzir e regular T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), hormônios importantes para o funcionamento do nosso corpo, inclusive de órgãos essenciais, como o coração, o cérebro, o fígado e os rins.

A tireóide funciona, portanto, como reguladora, fazendo com que tudo trabalhe harmonicamente, inclusive o coração. A tireoide controla os batimentos cardíacos, incluindo a força e o ritmo.

A disfunção da glândula tireoide pode afetar o coração de várias maneiras e até aumentar o risco de problemas cardiovasculares, como aterosclerose (acúmulo de placas de gordura nas artérias) e o infarto, até mesmo nos mais jovens.

Os hormônios que a glândula libera influenciam no sistema cardiovascular, em especial na função cardíaca, nos vasos sanguíneos e nos níveis de colesterol.

A força de contração e a frequência dos batimentos cardíacos são alguns dos fatores que sofrem a interferência dos hormônios tireoidianos.

Autoexame da tireoide

Embora não substitua o exame clínico, a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço elaborou um passo-a-passo para ajudar a população a tentar encontra nódulos na tireoide. São necessários um espelho e um copo d’água.

1. Segure o espelho e procure no seu pescoço a região logo abaixo do "pomo-de-adão”, mais conhecida como "gogó”. Sua tireoide está localizada bem ali.

2. Incline a cabeça para trás para que o pescoço fique mais exposto e focalize essa região no espelho.

3. Beba um gole de água.

4. Ao engolir, a tireoide sobe e desce. Observe se existe algum aumento ou saliência enquanto isso.

Atenção: não confunda a tireoide com o "gogó”. Lembre-se que a glândula está logo abaixo. Repita o teste várias vezes até ter mais clareza. Ao notar qualquer alteração, consulte o seu endocrinologista ou cirurgião de cabeça e pescoço.

Sobre o Instituto de Educação Médica

A Escola de Medicina da Estácio ficou ainda melhor. Agora a Escola de Medicina de Juazeiro- BA faz parte do Instituto de Educação Médica - IDOMED, grupo que reúne 14 escolas médicas e consolida a tradição de mais de 20 anos de experiência nesse segmento acadêmico. Presente em todas as regiões do país, com mais de seis mil alunos e foco em excelência no ensino, aprendizado prático, tecnologia aplicada e conexão com a carreira médica. O IDOMED oferece programas de graduação, pós, especialização, residência médica e cursos de atualização. Está entre os líderes na incorporação de tecnologia educacional voltada à formação em Medicina.

 

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação

Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEITORES ONLINE

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens mais visitadas

Marcadores

Seguidores

Arquivo do blog

TM TV

PARCEIROS