HOMENAGEM : Blog do professorTM/Erry Justo parabeniza todos os trabalhadores do Brasil e do mundo .


Da Redação
Por: Prof. Taciano Medrado

O Dia do Trabalhador ou Dia do Trabalho, comemorado em vários países no dia 1º de maio, é associado a uma celebração das conquistas do movimento trabalhista. A data lembra o esforço dos trabalhadores dos Estados Unidos, que, durante o século 19, no auge da Revolução Industrial, morriam todos os anos devido às más condições de trabalho e longas jornadas diárias.

Entenda, a seguir, por que o dia 1º de maio foi escolhido por alguns países para celebrar os trabalhadores. Veja também algumas frases para te motivar em seu trabalho e também para compartilhar com os amigos.

A História do Dia Internacional do Trabalhador No final do século 19, os movimentos trabalhistas e sindicais cresceram juntamente a várias indústrias, fazendo com que os sindicalistas começassem a escolher vários dias para celebrar o trabalho do povo. 

Um feriado de setembro nomeado de Dia do Trabalho foi proposto pela primeira vez na década de 1880, nos Estados Unidos e Canadá. Foi somente em 1887 que a América do Norte definiu oficialmente o Dia do Trabalho.

Por que o 1º de maio foi escolhido como Dia do Trabalhador

Os Estados Unidos comemoram o Dia do Trabalhador na primeira segunda-feira de setembro. O motivo seria evitar a celebração dos confrontos que ocorreram em maio de 1886.

No entanto, outros países escolheram o 1º de maio como o Dia do Trabalhador justamente pelos fatos que aconteceram nos Estados Unidos.  Em 1884, a Federação Americana de Sindicatos e Comércios Organizados exigiu que a jornada de trabalho passasse a ser, no máximo, de oito horas.  Logo depois, ocorreu uma greve geral e o motim de Haymarket (em Chicago), no dia 4 de maio de 1886, quando uma bomba explodiu matando sete pessoas e deixando dezenas de feridos, entre manifestantes e policiais. Em resposta, a polícia disparou vários tiros contra os manifestantes.

Em 14 de julho de 1889, em Paris, na França, o Primeiro Congresso Internacional de Partidos Socialistas na Europa proclamou o dia 1º de maio como o Dia do Trabalhador. Assim, as primeiras celebrações aconteceram em 1° de maio de 1890.

Dia do Trabalhador é feriado nacional no Brasil?

Sim. No Brasil, o Dia do Trabalho passou a ser feriado nacional em 1924.  A ideia começou a ser estudada após uma grande greve que aconteceu na cidade de São Paulo em 1917. Anos depois, em 1924, o movimento dos trabalhadores havia adquirido tanta força que o então presidente Arthur Bernardes reservou o dia 1º de maio como Dia do Trabalho no Brasil. 

Fonte: nstotal.com

 

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem