ECONOMIA: Trabalhadores aguardam a liberação saque emergencial do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço)

Foto ilustração 
Da redação
Por: Taciano Medrado

O saque emergencial do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) permitiu que os trabalhadores em 2020 pudessem resgatar até um salário mínimo das contas do fundo. A única exigência para realização do saque era ter saldo em conta, logo, a medida possibilitou o saque para 60 milhões de trabalhadores, injetando R$ 37 bilhões a economia no ano passado.

A medida também é esperada pelos trabalhadores esse ano e também havia sido divulgada por membros do governo no início do ano, no entanto, de lá para cá pouca informação sobre o saque emergencial veio a ser divulgada.

Saque emergencial do FGTS para 2021

O saque emergencial do FGTS é esperado pelos trabalhadores desde o início do ano pois o próprio Governo Federal vinha discutindo a possibilidade de liberação da medida para 2021.

Na época em questão, membros do governo que ajudaram na estruturação e elaboração do FGTS Emergencial declararam que o cenário dos primeiros dias de 2021 seriam fundamentais para que o governo pudesse viabilizar a nova liberação de saques para este ano.

Além disso, no início do ano, antes do governo liberar o auxílio emergencial, o governo vinha sofrendo forte pressão para que fossem liberados novas medidas de contenção frente a pandemia, o que facilitaria a liberação do saque emergencial.

Contudo, com o passar do tempo e posicionamento do governo, diversas outras medidas vieram a ser liberadas, como o próprio auxílio emergencial, BEm (Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda), antecipação do 13º salário do INSS, dentre outros programas, que acabaram tirando o foco do governo para liberação do saque emergencial do FGTS.

Além disso, um dos pontos que preocupam o governo frente a uma nova liberação de saques diz respeito ao comprometimento da sustentabilidade do fundo. Pois, conforme expresso na legislação, o governo pode utilizar o saldo do fundo para custear obras em diversos setores, como habitação, saneamento, dentre outras.

Logo trazer uma nova liberação de saques poderia comprometer “vida” do Fundo de Garantia aos trabalhadores e ao governo. Diante desse cenário, a medida tão esperada pelos trabalhadores pode acabar sendo engavetada caso o governo não adote a medida para os próximos meses.

Lembre-se que apesar de baixa probabilidade de liberação, onde o recomendado é que o trabalhador não conte com a possibilidade de saque, a medida também não foi totalmente descartada, pois, não houve declarações engavetando a medida, restando apenas aguardar as próximas movimentações do governo.

 

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem