DENÚNCIA : Aprovados no Vestibular Uneb não aparecem lista e universidade manda aguardar 2ª chamada

 

 Foto: Cindi Rios

Da redação

Por: Taciano Medrado

Aprovados na primeira lista do Vestibular 2020 da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), um grupo de estudantes procura entender por que tiveram seus nomes retirados da lista de convocação para matrícula. Eles contam que foram convocados para o segundo semestre do ano passado - adiado, em decorrência da pandemia - na lista divulgada em fevereiro de 2020. No entanto, ao retomar suas atividades, a Uneb divulgou uma nova lista referente a esse semestre, agora previsto para começar em agosto, onde não consta o nome de diversos alunos.

Suélen Belas, aprovada para o curso de Psicologia no campus de Salvador, diz que há pelo menos 34 colegas na mesma situação. Segundo a lista divulgada no ano passado, eles foram aprovados para uma série de cursos, como Medicina, Fisioterapia e Direito, nos vários campi da universidade.

"Nós fizemos o vestibular em dezembro de 2019, que é o processo seletivo de 2020. Aí em fevereiro saiu o resultado, onde constava meu nome, com a lista do primeiro e do segundo semestre. Só que veio a pandemia, a Uneb parou suas atividades e parou essa questão de matrículas e tudo mais. No final do ano passado, em novembro, retomaram as aulas e as atividades de matrícula. Para o primeiro semestre, utilizaram a mesma lista, fizeram matrícula e tal e, aí quando foi agora, dia 5, divulgaram um edital de matrícula para as pessoas do segundo semestre, junto com uma nova lista. Só que alguns nomes foram retirados e colocaram nomes de outras pessoas", denuncia Suélen CLIQUE  PRA VER A PRIMEIRA LISTA ; .CLIQUE AQUI PRA VER A SEGUNDA LISTA

A situação é a mesma de Victoria Leite, aprovada para o curso de Fisioterapia, também em Salvador. "Estamos muito apreensivos com isso que está acontecendo e eles não se pronunciam. É triste", lamenta a estudante.

Suélen pontua que, desde então, todos os vestibulandos prejudicados começaram a mandar mensagens para a Uneb via redes sociais e também por e-mail. O Diretório Central dos Estudantes (DCE) também tentou ajudar, criando um formulário para que eles preenchessem e a situação fosse intermediada com a instituição, mas ainda assim o problema não foi resolvido.

De acordo com Suélen, apenas no último dia 14, a instituição lhe enviou um e-mail de resposta. "Informamos que, de acordo com o banco de dados do Vestibular Uneb 2020 disponibilizado pelo setor responsável, você está classificado (a) na 27ª colocação entre os (as) candidatos (as) não optantes por cotas, no curso 125 - Psicologia - Bacharelado - Salvador - Diurno - 2º Semestre. A Uneb encontra-se atualmente realizando os procedimentos para ingresso dos candidatos (as) aprovados (as) para o segundo semestre de 2020, conforme cronograma divulgado no Edital nº 034/3031, e identificamos que você será convocado (a) na 2ª chamada", diz um trecho da resposta. O prazo de matrícula chegou ao fim na sexta-feira (21).

A estudante refuta essa colocação, pois afirma ter sido aprovada na 21ª posição. Ainda assim, ela afirma estar apreensiva, já que as próximas chamadas dependem do preenchimento de vagas nesta primeira, o que não garante que os demais alunos serão convocados.

O Bahia Notícias procura a Uneb desde a última sexta, a fim de entender o que motivou a confusão nas listas. No entanto, até o momento, não houve resposta.

 

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem