ARTIGO: Os médico alertam para o a relação entre o Isolamento social x Hipovitaminose D: veja causas, diagnóstico e tratamento



Da; Redação
Por: Taciano Medrado

Caríssimo(as leitore(a)s quero chamar a atenção de todos vocês com relação a uma problema que vem afetando a maioria das pessoas, inclusive a mim.

Semana passada realizei uma série de exames laboratoriais e um que o medico me prescreveu me intrigou, chama-se VITAMINA-D -25 e qual não foi a grande surpresa ao receber o resultado; 16,1 ng/ml , ou seja muito abaixo do que estabelece  os valores de referencia para a minha idade (60 anos) que é de superior a 20ng/ml. 

O motivo dessa hipovitaminose em vitamina D? O isolamento social provocado pela pandemia. As pessoas ficam receosas de saírem de casa, e portanto,  deixam de se expor ao sol, uma grande fonte natural  vitamina D, além da frutas e verduras , e acabam apresentando déficit no seu organismo.

De acordo com O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. A deficiência de vitamina D é um problema comum, que acomete não só idosos e mulheres na menopausa, como também adolescentes e criançasA Sociedade Brasileira de Endocrinologia (SBEM) está de acordo com a seguinte classificação:

Concentrações séricas abaixo de 20 ng/mL (50 nmol/L) são consideradas como deficiência, entre 20 e 29 ng/mL (50 e 74 nmol/L) como insuficiência e entre 30 e 100 ng/mL (75 e 250 nmol/L) como suficiência..

Quais são as principais causas de hipovitaminose D em crianças e adolescentes?

-> Diminuição da transferência materno-fetal: gestantes com hipovitaminose D; prematuridade;

-> Diminuição da síntese cutânea: exposição solar inadequada; pele escura; protetor solar; roupas que cubram quase todo o corpo; poluição atmosférica; latitude;

-> Diminuição da digestão: aleitamento materno exclusivo; lactentes que ingerem menos de 1 litro/dia de fórmula láctea forticada com vitamina D; dieta pobre em vitamina D ou vegetariana;

-> Diminuição da absorção intestinal (síndromes de má absorção): doença celíaca, doença inflamatória intestinal, fibrose cística, síndrome do intestino curto, cirurgia bariátrica;

-> Diminuição da síntese: hepatopatia ou nefropatia crônica;

-> Sequestro da vitamina D no tecido adiposo (obesidade);;

-> Mecanismos variados (diminuição da absorção e/ou aumento da degradação): medicamentos anticonvulsivantes (ex: fenobarbital, fenitoína, carbamazepina), corticosteroides, antifúngicos azólicos (ex: cetoconazol), antirretrovirais, colestiramina, orlistat e rifampicina.

Quais são as manifestações?

A hipovitaminose D pode ser assintomática ou se manifestar como atraso do crescimento e/ou desenvolvimento, irritabilidade e dores ósseas. Quando grave e prolongada, pode causar hipocalcemia, hipofosfatemia, hiperfosfatasemia, acentuação da eleveção do PTH, raquitismo em crianças e osteomalácia em adolescentes e adultos.

Caso haja evolução para raquitismo, ocorrerão alterações como: atraso do crescimento e desenvolvimento motor, alterações dentárias, fronte olímpica, atraso no fechamento das fontanelas, crânio tabes, deformidade de membros inferiores (geno varo, geno valgo), entre outros. Neste caso, recomenda-se a suplementação de cálcio.

E como tratar?

O tratamento é indicado para todos os pacientes com deficiência da vitamina, sejam eles sintomáticos ou não. Ele pode ser feito com a reposição de colecalciferol, que é um metabólito mais ativo do que o ergocalciferol ou vitamina D2.

O uso do calcitriol é indicado apenas em situações excepcionais como: hipoparatireoidismo, insuficiência renal crônica, raquitismo dependente da vitamina D tipo 1 ou tipo 2, ou em casos de síndromes de má absorção intestinal grave.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, as duas recomendações mais utilizadas para o tratamento são:

Tabela retirada da publicação da SBP, disponível em:

https://www.sbp.com.br/src/uploads/2016/12/Endcrino-Hipovitaminose-D.pdf

 

Referências:

Sociedade Brasileira de Pediatria – Hipovitaminose D em pediatria: recomendações para o diagnóstico, tratamento e prevenção

(https://www.sbp.com.br/src/uploads/2016/12/Endcrino-Hipovitaminose-D.pdf)

 

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem