REMINISCENCIA - HISTÓRIA DE UMA VIDA PROFISSIONAL

 


 



 
Escritório da Esso brasileira em Juazeiro , hoje abandonado 

Por :  Taciano Gustavo Medrado Sobrinho 

Vocês não sabem mas houve um tempo e que a nossa região vivenciou um apogeu no setor de distribuição de produtos derivados do petróleo que funcionavam no  DISF -Distrito industrial, de Juazeiro,  em formato de POOL composta pelas Companhias ( ESSO BRASILEIRA  DE PETROLEO (Americana); SHEL ( Inglesa) ; ATLANTIC (Americana); IPIRANGA (Brasileira); e PETROBRAS (Brasileira), essa última como administradora da Base denominada de BAJUA.

Foto: Época em que exercício função de superintendente da Esso 

Foi exatamente nesse período, precisamente em 1989 que eu ingressei nos quadros na Esso Brasileira de petróleo como superintendente de Armazém operacional com 27 anos de idade, assumindo uma responsabilidade enorme, afinal iria administrar uma multinacional do setor Petrolífero, um das três mais gigantes do mercado na época . Esse era meu escritório (Ver fotos). Ao retornar ontem do velório do meu amigo e compadre Erry Justo e ao passar em frente da base de Petróleo uma força me fez desviar o caminho e adentra ao pátio  e me dirigi ao antigo escritório passei quase 8 anos da minha vida  trabalhando numa rotina diária .Desde que sair da companhia somente umas duas vezes eu tive coragem de ir por essas bandas  e ontem me bateu essa energia de ir .

Confesso que o que vi me deixou muito triste, ao ver tudo abandonado, o escritório, o deposito enfim, nada lembra aqueles tempos de efervescência onde a transitar de autotanques era frenético, sem parar , afinal a economia precisava funcionar e para isso necessitada do combustível derivado do Petróleo e também do álcool Anidro que comprávamos da Agrovale . Os demais produtos Gasolina A , Diesel vinham transferidos de trem e/ou traves da transportadora terceirizada , No  nosso caso se chamava TRANSPORTADORA CESAR , cujo proprietário era u senhor de sorriso largo, muito simpático e de bom coração chamado Zacharias Cesar Santos, hoje falecido,  e a sua sede ficava no Bairro Dom tomas , na Rua Recife . Mesmo passados masi de mais de 25 anos ainda me lembro de no nome de alguns  motoristas( Manoelzinho, Batata, Oséas ), a quem eu ministrava treinamentos de CDDm (Curso de direção Defensiva para motoristas) , reunião de segurança a exemplo do DDS , DMS , diálogos Diários de segurança , Diálogos Mensais de Segurança , respectivamente e os nossos famosos teste de Bafômetro , muito temido pelos motoristas, pois eram aplicados sempre as segundas-feiras bem cedinho par detectar se o motorista havia ingerido bebidas alcoólicas e ate que hora do domingo ou mais  na madrugada da segunda -feira  e ainda tinha os teste de Alcool & Drogas que eram realizado uma vez por mês . Tempos muito bons , de muito aprendizado. Eu com apenas 27 anos , iniciando a minha vida profissional como Bacharel em Administração  de Empresas, cheio de energia. 

Mas os tempos mudaram , vieram as leis que estabeleceram  o processo  "desequalização"  dos preços dos combustíveis e a liberação das chamadas "bandeiras" , que era um acordo firmado entre todas as distribuidoras de que nenhuma delas poderia cooptar clientes fidelizados por uma determinada bandeira (Esso , Shel , Ipiranga , Atlantic, BR) , mas o governo federal na época jogou tudo isso na lama e destruiu os acordos firmados entre as Cias , e passou a determinar que qualquer proprietário de posto de gasolina poderia romper os contratos com suas distribuidores no  momento que quisesse, criando então a figura  da "Bandeira Branca" . Nesse momento o que parecia ter sido bom para os consumidores  e para as empresas distribuidoras não foi , na verdade foi o Primeiro passo para a decadência do setor de distribuição e revenda de combustíveis no pais e na nossa região não poderia ser diferente . Resultado de tudo isso? A grandes distribuidoras como Esso , Shel desistiram de investir no nordeste e se concentraram no sul e sudeste do Pais e o resultado foi uma  verdadeira quebradeira no setor, principalmente do setor de transportes . Hoje , que passa em frente a BAJUA -Base de Petróleo oq eu vê é um verdadeiro deserto, com alguns autotanques "pingados", afinal só restou  a BR distribuidora no POOL .

Mesmo assim só tenho a a agradece a Esso Brasileira de Petróleo por ter me oportunizado fazer parte, em algum momento da sua historia como um dos seus colaboradores de staff e pelas experiências praticas no  exercício da arte de administra. 

Paro por aqui .. Depois eu conta mais..................

 

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.


Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem