Orientandas da Facape têm artigo publicado na Revista Pernambucana de Administração


 

Da Redação

Por: Prof. Taciano Medrado

As alunas Larissa Mª Rezende de Carvalho Silva e Caroline Dias da Silva, do curso de Administração da Faculdade de Petrolina – Facape, tiveram artigo publicado na Revista Pernambucana de Administração no dia 23 de abril. O artigo tem como título “Reflexos da pandemia da Covid-19 para os graduandos concluintes do curso de Administração de uma autarquia municipal: Desafios na inserção frente ao atual mercado de trabalho.” e foi orientado pela professora da Facape, Cláudia Lourenço.

O objetivo do artigo é relatar os desafios que os alunos do curso de Administração estão enfrentando. "Em meio a uma pandemia, os desafios já não são mais os mesmos de 2019. Sair da faculdade e ir para o mercado de trabalho já é algo assustado para um estudante, porém sair em meio a uma pandemia é muito mais," desabafa Larissa.

Larissa, que se formou em 2020.1, conta que o primeiro passo para a produção foi saber se os alunos haviam escolhido o curso por decisão própria ou por influencias externas “Lá na frente, isso seria crucial para o desenvolvimento da pesquisa”, declara a egressa.

Larissa diz que desenvolver uma pesquisa em meio a tantos problemas é bem difícil, mas não é impossível. “O primeiro ‘problema’ que enfrentamos foi achar referencial teórico para embasar e dar confiabilidade à nossa pesquisa. Achar autores, artigos e pesquisas sobre o tema foi uma tarefa bem demorada, mas deu certo," relembra

Caroline, que está no 8º período do curso, conta que a escolha do tema se deu em 2020, quando a pandemia ainda não havia sido declarada. O intuito sempre foi investigar as dificuldades que os estudantes de administração enfrentariam ao ingressar no mercado de trabalho. Com a pandemia, ao perceber o impacto que vinha causando nesses jovens, resolveram fazer o levantamento das dificuldades que esse momento trouxe e o tema foi ajustado de acordo com a realidade vivida. “Eu e a Larissa sempre estivemos em sintonia quanto à escolha do tema, porque era uma dificuldade que nós percebíamos e que seria nossa. Foi um estudo muito bom, pois ampliou a nossa visão em relação ao mercado, como gestoras de empresa e até como profissionais em qualquer segmento na área de administração," conta a egressa.

Questionadas sobre como foi receber a notícia da publicação, Caroline diz que já esperava “Era o nosso plano publicar esse artigo em algum local, mas não sabíamos onde”, declara Caroline. Larissa completa dizendo que foi uma surpresa, mas uma surpresa boa “Quando recebi o e-mail dando ok saí contando para toda a minha família. Fiquei nervosa de início, mas depois foi só alegria.

Para a professora Cláudia Lourenço, orientadora do artigo, a publicação é um tipo de confirmação de que foi feito um trabalho com informações importantes, pois não foi um processo fácil. Para coletar material em meio à pandemia foi bastante complicado. “Foi muito bom para as meninas, é o primeiro trabalho que elas publicam então a sensação é maravilhosa.”, comemora a professora.

O coordenador do curso de Administração da Facape, professor Florisvalto Cavalcanti, diz que o colegiado de administração fica muito feliz com a publicação de seus alunos. “É nítido como os alunos estão avançando, criando maturidade profissional e avançando na área da pesquisa. Espero que essa publicação sirva como motivação para que outros alunos possam também se aprofundar na pesquisa cientifica. Esse é um dos grandes objetivos do curso de administração, além do mercado de trabalho, " finaliza o coordenador. 

Para ler o artigo completo, acesse link : CLIQUE AQUI

 

Assessoria de Comunicação da Facape

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.


Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem