ABRIL VERDE: Cerest capacita profissionais de saúde da zona rural de Juazeiro sobre acidentes de trabalho

Fotos: Luan Medrado/PMJ
Da Redação
Por: Prof. Taciano Medrado

Uma equipe de profissionais do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) visitou a Unidade Básica de Saúde (UBS) da comunidade de Capim de Raiz, na região do Salitre, zona rural de Juazeiro. Essa é uma das ações do Abril Verde, mobilização para tratar do tema das vítimas de acidentes e doenças do trabalho, com o objetivo maior de reduzir os acidentes de trabalho e os agravos à saúde do trabalhador, e mobilizar o envolvimento da sociedade, órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações, sociedade civil organizada, para prevenir e alertar sobre esse tipo de ocorrência no ambiente de trabalho.

Numa conversa com os 18 trabalhadores em saúde da UBS, as enfermeiras do trabalho avaliaram o conhecimento da equipe de saúde sobre as atividades do Cerest. Sem  essas informações, dificilmente as demandas dos trabalhadores daquela área rural serão encaminhadas e acompanhadas pelo Cerest, principalmente em casos de acidentes de trabalho.

A gerente do Cerest em Juazeiro, Ana Cleide  Dias, explicou  como funciona o atendimento da equipe multidisciplinar, e como o centro pode ser provocado a partir das demandas das unidades de saúde. "As UBS’s são a porta de entrada dos trabalhadores do campo, que podem sofrer uma intoxicação, por exemplo, precisam identificar o que pode ser caracterizado como acidente de trabalho. Nós vamos receber esses trabalhadores adoecidos para encaminhar as providências de acompanhamento”, relatou Ana Cleide.

O lacinho verde distribuído entre os participantes, que simboliza o mês de conscientização à saúde do trabalhador,  estimulou a conversa do grupo e relatos dos profissionais de saúde da vivência com trabalhadores adoecidos e recebidos nos postos de saúde. Agente comunitária de saúde há 24 anos,  Mineia Clara dos Santos disse que tinha muitas dúvidas sobre o trabalho do Cerest. “Eu tinha dúvida se o Cerest atendia apenas profissionais do serviço público, e hoje eu entendi que o Cerest é para todos os trabalhadores. A gente agora vai ter um olhar mais apurado sobre o que aconteceu com o trabalhador, no trabalho, no trajeto ou na roça familiar, como o uso do agrotóxico”, declarou Mineia.

Para a coordenadora da UBS de Capim de Raiz, Camila da Silva Carvalho, essa ação foi de extrema importância para toda equipe. “Essa palestra foi uma demanda da equipe, pelas dúvidas que surgiram entre os profissionais da UBS. Eles queriam entender o fluxo de trabalho do Cerest, e qual a orientação para  melhorar essa assistência voltada à saúde do trabalhador”, finalizou Camila.

Serviço

O Cerest de Juazeiro funciona na Rua Patativa do Assaré, nº 279, bairro Maringá, com atendimento das 8h às 12h. O telefone para contato é (74) 3611-5376. --


Texto: Maria Lima - Assessora de Imprensa da Secretaria de Saúde

 

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação

Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEITORES ONLINE

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens mais visitadas

Marcadores

Seguidores

Arquivo do blog

TM TV

PARCEIROS