PETROLINA-PE: Vacinação: garis de Petrolina relatam alívio e emoção após primeira dose contra covid-19

 


 
Fotos: Jonas Santos

Da Redação
Por: Prof. Taciano Medrado

Profissionais essenciais no dia a dia da cidade, os garis de Petrolina foram os primeiros de Pernambuco a receber a vacina contra a covid-19. Nesta quinta (25), cerca de 100 trabalhadores da limpeza urbana tomaram a primeira dose do imunizante. O objetivo da medida adotada pela Prefeitura de Petrolina foi permitir que os profissionais que estão, diariamente, em contato com materiais contaminados possam exercer a função essencial com mais segurança.

Para a aplicação das doses, foi montado um ponto de vacinação provisório com técnicos da Secretaria de Saúde na central de operações dos trabalhadores de limpeza. Antes de saírem para a coleta do lixo, os garis foram vacinados e orientados sobre a data da segunda dose.

O clima entre os trabalhadores de limpeza durante o atendimento era de alívio e emoção. O gari Eliomar Ramos, de 29 anos, nos últimos três meses perdeu um avô e um tio vítimas da covid-19. O trabalhador da limpeza disse que agora se sente mais tranquilo com a vacina. "Pela minha idade, não esperava nem tão cedo receber essa dose. Depois de tudo que passei, hoje, estou aliviado, leve, por saber que vou trabalhar vacinado e poderei ir para minha casa seguro", relatou.

A sensação de alívio foi compartilhada por outro profissional da coleta de lixo, Jack Souza, de 36 anos. Gari há uma década, ele lembrou que os trabalhadores todos os dias têm contato com máscaras, luvas, lenços umedecidos e outros materiais que podem estar contaminados. "Estou muito feliz e mais tranquilo, mas queria pedir para a população separar melhor o lixo. As pessoas colocam máscaras e todo tipo de material nas sacolas sem nenhuma preocupação com a gente. Todos os dias passamos por isso e ficamos com medo. Felizmente, agora, com essa vacina, podemos trabalhar mais seguros", alertou Jack Souza.

Petrolina acelerou a vacinação nas últimas semanas. A cidade é a que mais aplicou doses contra o coronavírus em todo o interior de Pernambuco, cerca de 28 mil até esta quinta. "Ampliamos as faixas etárias e neste fim de semana devemos chegar aos idosos de 67 anos. À medida que mais vacinas chegarem, avançaremos nos públicos prioritários que são os profissionais de saúde e idosos. Não há outro caminho para superar essa pandemia, por isso, estamos totalmente mobilizados para imunizar todos os petrolinenses o mais cedo possível", afirmou o prefeito Miguel Coelho, que acompanhou a vacinação dos trabalhadores da limpeza pública.


Texto: Júnior Vilelka/Ascom/PMP

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem