TV EDUCA BAHIA: Estado lança canal exclusivos com conteúdos exclusivos para os estudantes a partir de segunda-feira (1°)

Foto: Carol Garcia/GOVBA

Da Redação
Por: Prof. Taciano Medrado

Idealizado para auxiliar os estudante da rede estadual de ensino nas atividades escolares remotas, o canal Educa Bahia entra no ar nesta segunda-feira (1).  Na grade da TV aberta, estará disponível em diversos municípios de todos os 27 Territórios de Identidade da Bahia. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Educação do Estado da Bahia e a TVE. 

A nova emissora pública estará disponível ao lado do canal da TVE, alterando os aparelhos do final .1 para o final .2. Em Salvador e Região Metropolitana, o Educa Bahia será o canal 10.2. Já em Feira de Santana e no entorno, no 9.2 e assim nos demais municípios”, explica o diretor-geral do Irdeb, Flávio Gonçalves.

De acordo com o secretário estadual da Educação, Jerônimo Rodrigues, a TVE estabeleceu parcerias com o Canal Futura, o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (CONSED) e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e oferecerá também conteúdos produzidos pelos professores das escolas estaduais através da Rede Anísio Teixeira, além de aulas do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC). Será possível também assistir a emissora pelo site www.educabahia.ba.gov.br.

A parceria com o Canal Futura da Fundação Roberto Marinho permitirá, a partir desta segunda-feira, acesso a um novo conjunto de vídeoaulas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Química, Física, Artes, Língua Inglesa, Educação Física, Literatura, Sociologia, Biologia, Redação, Ciências e Língua Espanhola. E ainda a outros programas da emissora que é referência em todo o país.

O Canal Educa Bahia continuará disponível continuamente, mesmo após a vacinação da população baiana, e passa a integrar o conjunto de programas estratégicos da Secretaria da Educação do Estado, órgão ao qual o Irdeb está vinculado.

O diretor-geral do IRDEB, Flávio Gonçalves, acrescentou que o Canal Educa Bahia continuará disponível continuamente, mesmo após a vacinação da população baiana, e passa a integrar o conjunto de programas estratégicos da SEC, órgão ao qual o IRDEB está vinculado. Ele também falou sobre o alcance da programação. “A cobertura do sinal digital inicia como a segunda maior entre as emissoras de TV no Estado e um processo de expansão será realizado até o final deste ano. A nova emissora pública estará disponível ao lado do canal da TVE, alterando os aparelhos do final .1 para o final .2. Em Salvador e Região Metropolitana, o Educa Bahia será o canal 10.2. Já em Feira de Santana e no entorno, no 9.2 e assim nos demais municípios”, explicou.

Programação - A Secretaria da Educação da Bahia tem promovido, desde o início da pandemia, um conjunto de lives no Youtube/educacaobahia1 para os estudantes e profissionais da rede. A partir desta segunda-feira, esses conteúdos também passam a ser exibidos no canal de TV digital aberto, democratizando informações para os que não têm acesso à Internet. Será possível também assistir a emissora pelo site www.educabahia.ba.gov.br

A parceria com o Canal Futura da Fundação Roberto Marinho permitirá, a partir desta segunda-feira, acesso a um novo conjunto de vídeoaulas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Química, Física, Artes, Língua Inglesa, Educação Física, Literatura, Sociologia, Biologia, Redação, Ciências e Língua Espanhola. E ainda a outros programas da emissora que é referência em todo o país.

Já o Vamos Aprender, um projeto do Consed e Undime, em parceria técnica com organizações da sociedade civil e parceria de conteúdo com várias instituições de aprendizagem remota, disponibiliza outros conteúdos que também estarão no Educa Bahia.

A TVE continuará oferecendo uma programação educativa complementar ao Canal Educa Bahia para crianças e jovens em diversas faixas etárias. Desde o início da pandemia a emissora manteve todos os dias pela manhã uma programação com desenhos animados educativos para as crianças em idade pré-escolar, da Educação Infantil e Fundamental que estiveram sem aulas em 2020. “Com as crianças em casa, a audiência deste horário aumentou durante a pandemia, fazendo com que a TVE chegasse a ocupar a terceira posição entre as emissoras mais assistidas em Salvador, de acordo com dados do IBOPE”, afirmou Flávio Gonçalves, ao destacar a qualidade desta programação.

Para os estudantes do Ensino Médio, desde 30 de março de 2020, imediatamente após o início da pandemia e a suspensão das aulas presenciais na Bahia, a TVE passou a exibir, diariamente, a programação "Estude em Casa", das 13h às 15h, em parceria com o Canal Futura. De segunda a sábado, a TVE também continua com o programa "Caiu no Vestibular", às 7h. E de segunda a sexta-feira, a partir de 18h, a TVE exibe o programa “Hora do Enem” para os estudantes que se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio. Em 2020, a TVE exibiu cinco 5h30 de programação educativa diária, totalizando 1.100 horas de conteúdo, em 200 dias.


Para ler outras matérias  acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

 

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem