Prefeitura de Juazeiro leva cerca de 300 pacientes por semana para tratamento de saúde em Salvador


Da Redação
Por: Prof. Taciano Medrado

A Prefeitura de Juazeiro está encaminhando, a cada semana, cerca de 300 pacientes para tratamento médico em Salvador, através do Tratamento Fora de Domicílio (TFD). A média é de 70 pessoas por dia, de acordo com os dados da Secretaria de Saúde (Sesau) do município.

Nós temos dois ônibus de uma empresa terceirizada, transportando cerca de 30 pessoas cada um, e temos um micro-ônibus com capacidade para 16 pacientes. Estamos tentando finalizar a licitação de mais um ônibus, que a gestão anterior fez o processo, mas não pagou o veículo, e nós estamos vendo como vamos pegar esse ônibus”, explicou o gerente de Transportes, Bens e Serviços da Sesau, Luiz Fernando Alves.

A gerente do TFD em Juazeiro, Ana Laura Campêlo explica que muito do trabalho de acompanhamento dos pacientes está sendo refeito, como a atualização do cadastro e o atendimento na casa de apoio em Salvador. “Os carros estavam sucateados, o cadastro de pacientes não existia mais e a casa de apoio estava num estado desumano para os pacientes. A quantidade de leitos  insuficiente, alimentação precária, estava muito ruim”, contou Ana Laura.

Os veículos, a começar pelas ambulâncias, foram recuperados. Já houve uma grande melhora na alimentação e na hospedagem na casa de apoio. “A gente procura humanização, porque o paciente já chega muito debilitado. A gente quer dar uma condição para o paciente, pra ele ficar num lugar confortável, com boa alimentação e um atendimento digno”, concluiu Ana Laura.

TFD

O Tratamento Fora de Domicílio (TFD) é um serviço do Sistema Único de Saúde (SUS), criado em fevereiro de 1999, que tem por objetivo garantir o acesso de pacientes de um município a serviços assistenciais em outro município, ou ainda, em casos especiais, de um Estado para outro Estado. O TFD pode envolver a garantia de transporte para tratamento e hospedagem, quando indicado. O TFD será concedido, exclusivamente, a pacientes atendidos na rede pública e referenciada.

Com informações e foto de Maria Lima - Assessora de Imprensa da Secretaria de Saúde

 

Para ler outras matérias  acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Compartilhe:

Comentário(s)
1 Comentário(s)

Um comentário:

LEITORES ONLINE

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens mais visitadas

Marcadores

Seguidores

Arquivo do blog

TM TV

PARCEIROS