Prefeitura de Juazeiro estuda implantar projeto para expandir o desenvolvimento socioeconômico do município e gerar renda




Da Redação
Por: Prof. Taciano Medrado

A nova gestão municipal está buscando projetos que viabilizem mais progresso para Juazeiro. Entre eles, está estudando a viabilidade de implantar um sistema que integre os dados dos diversos setores da Prefeitura. A convite do Secretário de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano, Rubens Torres, representantes da Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (FUNETEC), apresentaram nesta sexta-feira (26) o projeto do Cadastro Territorial Multifinalitário, que é um tipo de mapeamento setorial completo que gera uma base de dados atualizada e integrada que pode ser aplicada para o desenvolvimento socioeconômico do município.

“Nós trazemos uma proposta para realização do cadastro técnico, cadastro imobiliário, Cadastro Multifinalitário, que vai possibilitar à prefeitura ter um diagnóstico real da situação do município, através de um macro levantamento, marcos de precisão e os dados corretos para tributação do IPTU. Nós trazemos uma ferramenta de gestão, com a possibilidade de parceria entre a FUNETEC e o município, que pode ajudar a prefeita na tomada de decisão para o melhor planejamento da cidade, seja na educação, meio ambiente, na saúde, na expansão de obras e até mesmo na regularização fundiária de áreas invadidas no município, o que pode possibilitar através do Cadastro Multifinalitário uma arrecadação de até cem por cento do IPTU nos primeiros doze meses”, explicou Epitácio Brito, diretor de projetos e relações institucionais da FUNETEC.

O projeto foi apresentado para o Secretário de Serviços Públicos, Charles Leal, o Secretário da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Carlos Neiva e também representantes da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB), Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR), Secretaria da Fazenda (SEFAZ) e Procuradoria Geral do Município (PGM). Os participantes da reunião avaliaram o projeto como necessário para o município. O próximo passo será apresentar para a Prefeita Suzana e a equipe de governo.

“O Cadastro Territorial Multifinalitário pode nos ser útil principalmente para fazer a atualização do Plano Diretor do Município, que está há 17 anos defasado. Esse projeto apresentado pela FUNETEC se faz necessário em todo município para ter uma base de dados sistematizada e organizada para atuar nos mais variados segmentos do município, pois não só atua na área de planejamento urbano, como também pode possibilitar a Secretaria da Fazenda a obter informações muito mais claras e eficazes com relação aos cadastramentos, à incidência dos impostos do IPTU, do ITBI. Também dá uma visão muito sistematizada para o planejamento na área de saúde, da educação, na área de obras, então são elementos muito consistentes. Ficamos muito satisfeitos com a ideia desse projeto e agora vamos mostrar para a prefeita Suzana para que ela possa avaliar. Nós entendemos que esse é um trabalho muito importante para o crescimento ordenado e para o desenvolvimento econômico da cidade”, detalhou o titular da SEMAURB, Rubens Torres.

Sobre a FUNETEC

A Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (FUNETEC) existe há 24 anos, é uma instituição sem fins lucrativos que apoia Universidades e Institutos Federais, a exemplo da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF-Sertão). Sua finalidade é promover a prestação de serviços de extensão, pesquisa e consultoria, nas áreas técnicas, culturais, científicas e administrativas, junto às instituições e órgãos públicos ou privados, nacionais e internacionais, como também, o treinamento e capacitação de pessoal especializado, permitindo, no âmbito acadêmico, o atendimento dos objetivos a que se propõe, colaborando com entidades que realizam trabalhos na sua linha de atuação. Atualmente a FUNETEC também presta consultoria a municípios da Paraíba e Pernambuco.

Ascom/SEMAURB/ PMJ

 

Para ler outras matérias  acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEITORES ONLINE

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens mais visitadas

Marcadores

Seguidores

Arquivo do blog

TM TV

PARCEIROS