MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE : DICAS DO PROFESSOR

Foto ilustração 

Por: Taciano Gustavo Medrado Sobrinho
Engenheiro Agrônomo e -Professor de Gestão de impactos Socioambiental.


Em uma das minhas aulas de Gestão de impactos ambientais eu fiz uma pergunta simples a uma turma com 40 alunos: “Quem aqui faz a separação correta  do lixo produzido pela sua casa?” apenas 05 alunos responderam que sim!  Dai eu perguntei; "como vocês fazem para descartar o óleo comestível usado nas frituras"? Apenas 02 alunos me deram uma resposta satisfatória. 

Como vocês  perceberam no meu pequeno relato, a  maioria das pessoas não sabem ou não se interessam em saber como agir quanto ao descarte dos resíduos sólidos domiciliares. 

Vamos  fazer uma conta de matemática simples. Se uma residência com 5 pessoas produz, em média 15 kgs de resíduos sólidos entre orgânicos e não orgânicos  por dia e em um bairro como Castelo Branco em Juazeiro,  que possui 7 quadras  com 30 casas, o total de resíduos sólidos produzidos por dia será estimado em aproximadamente 3,15 toneladas. Ê Muito lixo pra descartar, porem em média 30% ou 1tonelada são materiais recicláveis, o que ja reduz significativamente o descarte. Dai a importância de se fazer a separação desses resíduos.

Esses pequenos hábitos de  separar e saber ordenar corretamente cada tipo de resíduo ajuda e muito na hora do recolhimento e no reaproveitamento dos objetos, proporcionando um ambiente mais saudável e uma natureza mais limpa. 

Grande parte das mudanças sociais que desejamos, iniciam  por nós mesmos e pela conscientização. Se cada um cidadão contribuir  um pouquinho começando com a sua  própria casa, estendendo-se à vizinhança, bairros e por ai em diante, com certeza estaremos ajudando a preservar não só o meio ambiente, mas evitando que as doenças se alastrem pela polução. 

O ato de separar os resíduos doméstico,  beneficia a sociedade como um todo: minimizar  a quantidade dos dejetos nos lixões e aterros sanitários, chegando até eles somente os resíduos que não podem ser reutilizados, além de diminuir o impacto no meio ambiente, já que mais da metade dos resíduos sólidos utilizados na casa dos brasileiros é jogado, sem qualquer tratamento, em lixões a céu aberto, segundo o Ministério do Meio Ambiente (MMA).


Abaixo estão  descritas algumas ações recomendáveis :

I - Reciclar é fundamental: Reaproveitar é uma forma de amor com o meio ambiente. É um dos principais métodos de recolha, trazendo diversos benefícios ao planeta, uma vez que materiais feitos de vidro, plástico, papel e metal podem ser reciclados. "A reciclagem reduz, de forma importante, o impacto sobre o meio ambiente: diminui as retiradas de matéria-prima da natureza, gera economia de água e energia e reduz a disposição inadequada do lixo. Além disso, é fonte de renda para os catadores", diz a nota do MMA.

II - Não misture lixo orgânico com recicláveis: O primeiro passo para começar a separar o lixo é separar as sobras de alimento, como cascas de legumes e frutas, do lixo reciclável. Coloque plásticos e metais em um saco e as sobras em outro.

III - Lavar as embalagens recicláveis: Ao descartar embalagens de leite, garrafas pet ou latas, passe uma água antes de colocá-los no lixo. Evita o acúmulo de mosquitos e insetos.

IV - Vidros: Garrafas e frascos podem ser depositados normalmente, mas se o vidro estiver quebrado ou qualquer outro material cortante, como lâmina de barbear, por exemplo, embrulhe-os em algum papel (tipo jornal) ou coloque-os em alguma caixa para evitar que os coletores ou qualquer outra pessoa se machuque.

Papéis: Ao descartar os papéis lembre-se que papel sujo não é reciclável. Devem ser dobrados e não amassados. Dê preferência para os que estiverem secos.

VI - Tampe o lixo: Tanto para o lixo reciclável quanto o orgânico, opte por recipientes fechados. Afasta insetos que são atraídos pelo cheiro de comida.

 

Para ler outras matérias  acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem