EDUCAÇÃO: Protocolo para volta às aulas na Bahia é concluído; indicadores da pandemia dificultam retorno

Foto reprodução internet

Da Redação
Por: Prof. Taciano Medrado 

O protocolo de volta às aulas na Bahia foi fechado e validado nesta quinta-feira (12) pela comissão responsável pelo tema. O grupo é formado por representados do governo estadual, das secretarias de Educação e Saúde e dos municípios. O prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), antecipou que a estratégia montada inclui aferição de temperatura na entrada das escolas, critérios para utilização dos espaços e higienização permanente .As informações  de Jade Coelho do Bahia Noticias

“Desde o consumo da merenda a aula que vai ser ministrada pelo professor existem protocolos já definidos. Nossa ideia é voltar presencial assim que for possível com base em critérios objetivos que vai passar por esses índices que já norteiam nossas decisões”, disse o gestor ao citar dados como confirmação de novos casos, casos ativos, ocupação de leitos de UTI e taxa de transmissão do Coronavírus.

O gestor explicou que os protocolos estão definidos e o calendário sincronizado entre prefeitura e governo do estado. “Até porque nosso alunos saem da rede municipal e vai para a  rede estadual. Então é voltar de forma híbrida, 50% vão na segunda, quarta e sexta-feira e os outros 50% na terça e quinta e provavelmente no sábado. Na semana seguinte inverte”, explicou.

Bruno ressaltou que o próximo passo é determinar “critérios objetivos” para retomada da educação presencial, mas fez um alerta sobre a crescente registrada nos dados da pandemia em Salvador e no estado nos últimos três dias e reconheceu que caso esses indicadores não caiam, as aulas presenciais não poderão ser retomadas.

“Todo nós queremos a retomada da educação, ficou vidente ontem na reunião, Mas todos tem noção que com os número como estão não há como retomar nesse momento”, justificou o prefeito da capital baiana durante coletiva  de imprensa na entrega de geomanta, em Matatu de Brotas, na manhã desta sexta-feira (12).

O ano de 2020 foi marcado por escolas fechadas. O tema envolve uma polêmica que já se arrasta desde então. O decreto que suspende as aulas presenciais na Bahia por causa da pandemia da Covid-19 está perto de completar 11 meses, e as gestões estadual e municipais têm sofrido pressão para uma definição.

INÍCIO DAS AULAS REMOTAS

A jornada pedagógica do município está prevista para a próxima quinta-feira (18). Todo o corpo pedagógicos, professores, coordenadores e gestores escolares da rede municipal de educação devem participar. O início das aulas na modalidade online está previsto para a segunda-feira seguinte (22).

ALTA NOS DADOS DA PANDEMIA

O crescimento acelerado no número de casos de Coronavírus somado à consequente pressão nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) têm feito a Prefeitura de Salvador pensar em retomar medidas de isolamento social. O prefeito fez uma alerta sobre a situação durante a coletiva desta sexta.

Na ocasião, Bruno ressaltou que "a preocupação é real" e independente do período que seria de fim de semana de Carnaval, já que os números vêm crescendo há mais tempo.

Diante do cenário, a prefeitura de Salvador não descarta a possibilidade de adotar medidas restritivas. “Se continuar os números como estão, na semana que vem adotaremos medidas de isolamento social. Nunca quis isso, em nenhum momento adotamos medidas de restrições porque os números vinham estáveis, com a média móvel que tínhamos capacidade de administrar, mas a gente começa a perceber curva ascendente crescendo de forma muito mais rápida", destacou Bruno.


 

Para ler outras matérias  acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEITORES ONLINE

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens mais visitadas

Marcadores

Seguidores

Arquivo do blog

TM TV

PARCEIROS