Matemática fácil e o anagrama presente na saga Harry Potter", Biologia 'difícil' e ausência de fisiologia humana marcam provas do 2º dia de Enem 2020, avaliam professores

Caderno de provas do Enem 2020 — Foto: Aline Nascimento/G1

Da Redação
Por: Prof. Taciano Medrado

Questões em geral contextualizadas, uma prova de biologia "difícil" e a ausência de perguntas sobre fisiologia humana marcaram o segundo dia de Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, segundo professores ouvidos pelo G1

Neste domingo (24), os candidatos tiveram 5 horas para responder a 45 questões de ciências da natureza (biologia, física, química) e outras 45 de matemática. Houve perguntas envolvendo Harry Potter, a bomba atômica e carros elétricos, cobrando conceitos do ensino médio.

Na prova de ciências da natureza, uma questão pode ter confundido os alunos. A resposta falava em meiose gamética mas, segundo os professores ouvidos pelo G1, "planta faz meiose espórica.

Não houve questões relacionadas à Covid ou pandemia, mas uma delas abordou a aglomeração de pessoas em uma manifestação.

Para Daniel Perry, diretor do Curso Anglo, questões como o funcionamento do fone de ouvido, o consumo de etanol por carros, cálculo de orçamento familiar, uso de óleos essenciais, proteção contra raios, entre outros temas, trazem ao candidato a contextualização dos conhecimentos do ensino médio à aplicação prática do dia a dia, o que é uma característica do Enem.

"Personagens populares também foram abordados, como o Garfiel, em uma questão sobre movimentação de elétrons, e também o Harry Potter, em uma questão a respeito de anagrama. Essa questão deve ter feito bastante sucesso entre os jovens, uma vez que Harry Potter é um personagem da cultura pop bastante lido e conhecido pelos vestibulandos", avalia.

"A prova exigiu muito cuidado na leitura, competência, conhecimento", avalia Vera Lúcia da Costa Antunes, coordenadora do Objetivo. "Em física, a prova teve cálculos sobre energia elétrica na hidrelétrica, e exigiu conhecimentos específicos dentro da disciplina."

Ela destaca a criatividade em algumas questões, como em química, em que uma tirinha mostrava a eletrização dos pelos do gato.

Matemática

Embora alunos tenham relatado dificuldade na prova de matemática, Perry aponta que nesta área do conhecimento caíram conceitos que são frequentes em todas as edições do Enem: probabilidade, notação científica, regra de três, análise combinatória, porcentagem.

"Merece destaque o esforço do examinador para trazer temas capazes de contextualizar a matemática, como a estimativa do número de participantes em uma manifestação de rua, cálculos envolvidos em uma brincadeira de amigo secreto, estimativa de uso de combustível em uma viagem, instalação de piso em uma residência, trabalho com as dimensões da bandeira brasileira, detalhes do Estatuto do Idoso e um anagrama presente na saga Harry Potter", avalia Bruno Santana, coordenador pedagógico do curso Hexag Medicina.

Marcelo da Silva Melo, professor de matemática do Objetivo, diz que a prova estava muito bem elaborada, com enunciados médios e desenhos legíveis, "mas não muito fácil." "Muitas tabelas, unidades de medida, muitas comparações com alguns itens, e assuntos esperados, como razão, proporção, geometria, área", afirma.

"Não houve questões em que alunos tivessem que decorar fórmulas longas. Talvez uma de logaritmo, onde ele deveria conhecer propriedades. Talvez a única com certo tom de fórmulas para decorar", avalia.

Mario Eduardo Fernandes, professor da Oficina do Estudante, avalia que houve bastante questões sobre razão e proporção, análise combinatória e probabilidade. "O nível da prova foi parecido com outros Enens, teve nível médio com bastante trabalho algébrico. O aluno teve que fazer bastante cálculo", afirma.

Biologia

As questões de biologia que apareceram dentro da prova de ciências da natureza foram consideradas por alunos e professores "um pouco mais difícil que em anos anteriores", avalia Perry.

"Digno de nota que não foram cobradas questões a respeito de fisiologia humana. E como sempre, houve mais conteúdo de ecologia, também foram abordados ciclo de carbono e bioquímica, ali de forma interdisciplinar entre Biologia e Química", avalia.

Guilherme Francisco , professor de biologia do Objetivo, afirma que a prova tinha nível médio para difícil. "Aluno precisava de boa interpretação de texto e gráficos." "Houve questões sobre poluição, clássicas no Enem, duas questões sobre biotecnologia, que envolviam transgênicos, processo de tratamento de câncer em que aluno deveria interpretar bem o enunciado, interpretar gráfico e interpretar texto. 

"Chamou a atenção uma questão de genética de população, que raramente aparecia no vestibular. E uma questão que mostra incompleta, faltando informação, que nas alternativas se falava de meiose gamética, o que poderia confundir bastante o aluno porque planta não faz meiose gamética, faz meiose espórica."

Rafael Cafezeiro, professor de biologia do Colégio e Curso AZ, também destacou a questão sobre genética de população. "Teve uma que surpreendeu no nível de dificuldade, que é a parte genética de população", afirmou.

Cafezeiro considerou essa prova mais cansativa do que a da edição anterior. "Senti falta de doenças, parasitologias, viroses, que costumam aparecer e não apareceram", avalia. Já ecologia e questões ambientais, com derramamento de óleo e poluição aquática, apareceram na prova.

André Bourg, conhecido como Tiê, professor de biologia da Oficina do Estudante, afirma que não apareceram temas sobre imunidade ou problemas ambientais e também destacou a dificuldade no entendimento sobre uma questão de genética.

"O que esperávamos, eram questões relacionadas a sistema imune ou Covid, ou problemas ambientais que ocorreram na Amazônia e no Pantanal. Não aconteceu", afirma Tiê.

"Uma polêmica foi uma questão de genética de plantas, mais especificamente de café. A equipe aqui de biologia está empenhada na resolução, mas ainda não chegamos a nenhuma resolução lógica", afirma.

Química

Em química, Perry avalia que também houve temas recorrentes, como misturas, equilíbrio, densidade, estequiometria, radioatividade.

Sérgio Teixeira Bignardi, professor de química do Objetivo, afirma que a prova não foi trabalhosa. "Teve somente duas questões envolvendo cálculo e as outras eram relativamente fáceis, se o aluno souber da matéria", avalia. "A prova procurou pegar todos os conceitos de química, então privilegiou tanto a físico-química, como química orgânica e química geral".

Julio Cesar, professor de química do Colégio e Curso AZ, também considera que a prova não foi difícil, mas apontou ausência de eletroquímica, reações orgânicas e de oxirredução.

Física

Thomas Haupt, Prof. De Física do Objetivo, afirma que a prova está antenada a temas do cotidiano e cita questões envolvendo o cálculo do tempo de semáforos e o trânsito de cidades, além de como se produz energia em uma hidrelétrica. "Prova bastante diversificada, envolvendo muitos temas do ensino médio", afirma. "Houve questões que demandava conhecimento teórico alto, como a da hidrelétrica."

Francisco Schueler, professor de Física do Colégio e Curso pH, avalia que as questões de física, dentro da prova de ciências da natureza, têm nível de dificuldade "entre médio e difícil".

"Entendemos que 16 questões da prova de ciências da natureza eram específicas de física. Em pelo menos 2 questões, a física contribuía para a solução. Com relação aos temas, ressaltamos a presença de 2 questões de eletrostática e 3 questões de hidrostática (que não são muito recorrentes no exame). Notamos a ausência de questões de dinâmica, e nos causou certa estranheza. Consideramos a questão de ondulatória que envolvia a teoria de tubos sonoros como a mais difícil e a questão de Cinemática (lançamento horizontal) a mais fácil", avalia.



Para ler outras matérias  acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem