ARTIGO: Desperdício de alimentos, como está a situação no Brasil e como podemos fazer a nossa parte para evitar

 

Foto divulgação


Por: Cândida Lima

De acordo com a FAO, o Brasil desperdiça 26,3 milhões de toneladas de alimentos por ano, o que representa mais de 40 quilos de lixo por pessoa ao ano, um dos fenômenos causados pela cultura do consumismo.

As principais causas desse desperdício de alimentos acontecem durante o manuseio e logística da produção: na colheita, o desperdício é de 10%. Durante o transporte e armazenamento, a cifra é de 30%. No comércio e no varejo, a perda é de 50%, enquanto nos domicílios 10% vai para o lixo. Isso gera um prejuízo para a economia de quase 940 bilhões de dólares por ano, afetando diversas classes trabalhadoras e o desenvolvimento do país

No 10º lugar no ranking dos países que mais desperdiçam alimentos, o Brasil faz parte da Campanha Stop Food Waste Day – Salve o Alimento!

Na economia mundial ocorre o desperdício de alimentos por causa da busca por tecnologias que aumentam a sua produção. Desta forma, existe a capacidade de fazer alimentos em grande escala. O ranking dos alimentos mais desperdiçados mostra arroz (22%), carne bovina (20%), feijão (16%) e frango (15%) com os maiores percentuais relativos ao total desperdiçado pela amostra pesquisada.

É importante ressaltar que esse desperdício de comida prejudica o acesso a alimentação da população que passa fome em nosso país. No Brasil, 2,5% da população passou fome em 2017. Isso corresponde a 5,2 milhões de pessoas. Apenas em 2014 o Brasil saiu do mapa da fome, quando o índice de pessoas ingerindo menos calorias que o recomendado caiu para 3% da população.

Na cidade de Juazeiro, embora tenha sido implantado em 2020 o programa Ceasa Limpo, ainda não é o bastante para reduzir as toneladas de frutas, verduras e legumes que são descartados no local

Atitudes podem ser tomadas para reduzir o desperdício de alimentos na sua casa

1. Faça uma lista de compras. ...

2. Verifique a validade dos produtos. ...

3. Aumente a periodicidade das compras. ...

4. Cuidado com promoções. ...

5. Acondicione os alimentos corretamente. ...

6. Congele as sobras. ...

7. Aproveite os alimentos em sua totalidade. ...

8. Não descarte apenas pela aparência.

 

Para ler outras matérias  acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem