UNIVERSO: Terra está mais próxima de buraco negro da via láctea do que se pensava. O que isso significa?

 


Da: Redação
Prof.Taciano Medrado

Segundo novas observações de astrônomos japoneses, a Terra está mais próxima do buraco negro da Via Láctea do que se acreditava anteriormente. O estudo de astrometria (medição de distâncias no espaço sideral) mostrou que estamos alguns anos luz mais próximos do buraco negro supermassivo que se encontra no centro da nossa galáxia.

As medições da União Astronômica Internacional (UAI), adotados desde 1985, indicavam que estávamos27.700 anos-luz de distância do buraco negro do centro da galáxia. Agora, as novas medições publicadas no Publications of the Astronomical Society of Japan afirmam que estamos a 25.800 anos-luz do centro da galáxia.

Isso representa algum perigo?

É difícil entender se isso pode representar um perigo. Ainda que seja possível que sejamos engolidos por este ou algum dos outros buracos negros encontrados na nossa galáxia, isso demoraria milhares de anos para acontecer, ou seja, dificilmente nós temos que se preocupar por enquanto

“A resposta curta é sim, poderia acontecer. Mas é muito improvável, e teríamos alguns avisos antes que algo realmente ruim acontecesse”, afirma o astrônomo Christopher Springob, da Universidade de Cornell, em um artigo sobre o tema.

Basicamente, com a velocidade da Terra (bem distante da velocidade em que são calculados os anos-luz) e a distância desses buracos negros, é praticamente impossível que qualquer um lendo esse texto seja engolido pelos misteriosos campos gravitacionais de anti-matéria. E caso ele chegue, teremos algum tempo para saber isso e aceitar o fim do mundo com relativa calma.

Fonte; site Hypeness.com


Para ler outras matérias  acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.


Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem