OPINIÃO: Mutirão para soerguer a Bahia

 


Por: Joaci Góes

Ao velho e querido amigo, Senador Otto Alencar!

A verdade que exala por todos os poros é que a Bahia vai muito mal, em praticamente todos os domínios relacionados ao seu bem-estar geral, aferido pelo baixo nível do seu IDH. Basta ver que, conforme publicado na Gazeta Bahia, 42 das 100 piores cidades brasileiras, para se viver, estão na Terra de Castro Alves e Ruy Barbosa, segundo levantamento realizado pela FIRJAN, Federação das Indústrias do Rio de Janeiro. A partir de sua representatividade demográfica, para ficar na média, ou seja, na mediocridade, a Bahia, com 7,5% da população brasileira, deveria ter entre 7 e 8 cidades em estado tão precário. Desgraçadamente, está entre 500 e 600% acima do que seria razoável. Um triste recorde que não será ultrapassado.

De fato, os indicadores sociais baianos, tais como emprego e renda, educação, saúde e segurança pública, estão entre os piores do País. Basta ver que em matéria de educação, o mais importante fator para o desenvolvimento dos povos, estamos no último lugar entre as 27 unidades da Federação. Sem saneamento básico, cerca de 60% da população baiana é prisioneira de doenças crônicas e condenada a uma curta longevidade. 

Mal, matematicamente, muito mais grave do que dez Covid 19 juntas. Com 7.110 homicídios em 2019, a Bahia é o Estado onde mais se mata no Brasil, acima do Rio de Janeiro, com 6.262 mortes, São Paulo, com 4.925 e Minas Gerais, com 4.348 mortes. Não obstante essa liderança macabra, a Bahia tem, apenas, 17.000 detentos, entre os mais de 700.000 em todo o Brasil, quando, estatisticamente, deveria ter mais de 50.000, números que demonstram de modo inequívoco nosso baixo padrão de punibilidade ou elevado padrão de leniência com o crime. 

Enquanto isso, candidamente, confiantes na proteção do Senhor do Bonfim e Irmã Dulce, os baianos se horrorizam com as balas perdidas de outras paragens, minimizando a espada de Dâmocles que impende sobre suas cabeças. A sociedade civil não pode continuar omissa diante de dados inquestionáveis que nos empurram despenhadeiro abaixo de uma história que já foi briosa.

Para compor esse cenário de acelerada decadência, assistimos o desmonte da Universidade Federal da Bahia, vítima do populismo ideológico que vem comprometendo a solidez de seus alicerces, de que é prova a perda de quatro posições, em apenas um ano, no ranking classificatório das universidades federais, quando caímos da 14ª para a 18ª posição, ficando abaixo, no Nordeste, de Alagoas, Ceará e Sergipe. Há, no entanto, um clima de saudável reação a esse descalabro, no Campus da UFBA. 

No último dia 30/11, aconteceu uma reunião considerada histórica, quando a Comissão de Normas e Recursos (CNR – CONSUNI), de modo terminativo, seguindo o Art. 13, Parágrafo Terceiro do Regimento Interno, acatou, por 9 votos a 1, o parecer do relator, professor José Maurício, pela nulidade da escolha antidemocrática pela HUPES do diretor, ocorrida em dezembro de 2018, em face de inúmeras irregularidades praticadas. 

Em regozijo coletivo, o grupo proclamou: “Vitória de todos aqueles que lutam por uma Universidade verdadeiramente democrática, justa e inclusiva. Este registro ficará, para sempre, nos anais da UFBA, como uma advertência para que não se repitam atos nefastos, como os ocorridos nesta denúncia. De Parabéns, a NOSSA UFBA! “O mundo pertence aos que se erguem e lutam, e não apenas sonham com um melhor amanhã!”

Três dias depois, a TV Record exibiu o protesto de médicos e residentes do Hospital das Clínicas, clamando contra o estado de abandono em que se encontra aquele que já foi o mais importante centro de pesquisas médicas do Nordeste Brasileiro, onde hoje, como dizia o cartaz: “Falta tudo: luvas, máscaras, lençóis, limpeza, segurança, transparência!”

É imperioso que cada um dos cidadãos estadistas cobre dos órgãos vivos da sociedade uma restauração moralizadora da administração pública. Não se trata, portanto, de um movimento contra ninguém, mas em favor da Bahia. Afinal de contas, como é possível silenciar quando se vê nossa alma mater, a querida Universidade Federal da Bahia, transformada em comitê de um partido político que deixou de representar a grande massa dos oprimidos para se transformar em instrumento garantidor da impunidade dos ladrões do dinheiro público?

Artigo publicado na Tribuna da Bahia, edição de 10.12.2020.


Para ler outras matérias  acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem