ESPAÇO DO LEITOR; REFLEXÃO DO PASTOR TEOBALDO PEDRO - 'SUA MENTE PODE SER UM LUGAR BELO E FELIZ.'

 


Por: Teobaldo Pedro de Jesus 
Teólogo, Educador e Psicanalista.


"Porque, como imaginou no seu coração, assim é ele..." Provérbios 23:

Nossa mente é como um território ou mesmo um terreno, um lugar. O modo como a vemos e a tratamos pode determinar muito do que somos ou seremos. Rubem Alves, ex-pastor, psicanalista e educador mineiro, é para mim um dos mais profundos e sensíveis escritores brasileiros da atualidade. Admiro muito o modo sutil com que ele toca a nossa alma pelo universo das palavras e nos faz sentir melhores por nos fazer pensar na vida sob outra ótica. A da poesia e da sensibilidade que nos faz crer que somos sim capazes de nos tornarmos pessoas melhores do que já o somos.

E foi lendo Rubem Alves que aprendi a me perceber como um jardim. Vislumbrar a minha alma como uma terra nua, na qual eu sou o jardineiro e preciso decidir o que desejo fazer com ela. Deixá-la cheia do mato do autodesprezo e tocos de árvores velhas de rejeição, caídas pelas tormentas da amargura da vida, ou se vou derribar tudo isso e em seu lugar cultivar o mais belo jardim que jamais alguém sonhou plantar um dia.

Fazer esta escolha significará determinar o meu próprio futuro enquanto pessoa e abrirá ou manterá fechadas as portas da existência e da felicidade para mim. Eu me decidi a ser um jardineiro de mim mesmo. Com afinco procuro perceber onde há ervas daninhas e as arranco. Em seu lugar estou cultivando lindas flores e as que começam a florir já atraem lindas borboletas de transformação da emoção e da alma. E isso é muito bom!

Acredite que você também pode fazer isso. Como disse alguém certa vez, e falsamente atribuído a Exupéry, "Em cada um de nós há um segredo, uma paisagem interior com planícies invioláveis, vales de silêncio e paraísos secretos.”

Torne-se um jardineiro de sua própria alma e cultive dentro dela coisas como: o amor, o perdão, a humildade, a esperança que nunca morre, a crença inabalável de que dias melhores virão para ti, a confiança de que o teu Deus é Fiel e nunca te abandonará, a certeza de que és uma pessoa muito amada, por Deus, família e amigos e, sobretudo cultive o amor próprio e uma auto-estima saudável.

Decida ser feliz e pronto. Nada nem ninguém roubará tuas promessas, a menos que você decida permitir isso. Não se esqueça de que esses vales, planícies, paisagens e paraísos secretos que existem dentro de você estarão sempre sob o controle da tua emoção. E decidir torná-los belos ou mantê-los inóspitos e indesejáveis dependerá unicamente de suas escolhas. Pense!

Tenha um dia radiante e feliz, sempre iluminado pelo Sol da Justiça - O Rei Jesus.

 

Para ler outras matérias  acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem