EDITORIAL: FACULDADE DE AGRONOMIA DO MÉDIO SÃO FRANCISCO - FAMESF - 60 ANOS - LHES TIRARAM O NOME, MAS NÃO A SUA BRILHANTE HISTÓRIA

 


Por: Taciano Gustavo Medrado Sobrinho
Engenheiro Agrônomo e Famesfiano 

Tudo começou com um grupo de alunos que se reuniu com o propósito de mudar seus destinos a partir de uma ideia. Juntos, eles enfrentaram dificuldades, tiveram conquistas e com muito esforço acompanharam o desenrolar dessa longa história. Os caminhos não foram fáceis e revelaram, a cada dia, a importância de uma grande realização.

Voltando um pouco no tempo, chega-se ao de 1959. Foi nessa época, quando os jovens estudantes de Juazeiro, junto a autoridades, professores e a população conseguiram apoio para tentar concretizar o sonho de possuir uma faculdade na cidade. Bartolomeu Venâncio dos Santos, mais conhecido com seu Berto, 81 anos, foi um dos idealizadores do movimento pró-fundação da escola de agronomia do Vale do São Francisco. Ele conta que quando concluíram o curso, um equivalente hoje ao ensino médio, surgiu a ideia, “O que vamos fazer? Nada?! Não, vamos criar uma faculdade”, revela.

Assim, teve início o projeto da criação da Faculdade de Agronomia do Médio São Francisco (FAMESF). Em 12 de dezembro de 1960, no auditório do então Ginásio de Juazeiro (atual colégio Dr. Edson Ribeiro), foi fundada a faculdade que seria sediada no local até conseguir outro espaço. Falhas na negociação com o governo, fizeram que o ensino na instituição começasse com a contribuição financeira dos estudantes. Esse foi o primeiro passo de muitos que viriam. Nomes como Edson Ribeiro e o engenheiro agrônomo João Marcelino entraram no movimento e se juntaram nas muitas batalhas para manter a faculdade e torná-la o que é hoje. 

O início 

Quase um ano depois da fundação, foi lançado o primeiro edital para o vestibular. O interessante é que entre os pré-requisitos para a inscrição estavam atestado de vacinação anti-variólica, atestado médico e até mesmo prova de idoneidade moral. Os 34 aprovados iniciaram a aulas do curso em um dos salões da Sociedade Beneficente dos Artífices Juazeirenses e assim, com a ajuda da população e de todos que se identificavam com a proposta de uma faculdade na cidade, os estudantes formaram parcerias e enfrentaram dificuldades

No ano de 1961 foi criada a Escola de Agronomia de Juazeiro, que no ano seguinte incorporou a Faculdade de Agronomia, através da Lei Estadual 1800, de 03/09/1962. Agora a FAMESF estava vinculada ao Estado da Bahia e, os alunos não precisariam mais contribuir financeiramente para o andamento das atividades. Seu Berto revela que era um valor simbólico, só para o essencial, mas que fazia diferença. Mesmo com o empenho dos alunos e da sociedade, várias vezes a instituição viveu momentos de crise e ameaçou fechar suas portas.

Somente em 1980, a Famesf foi incorporada à Superintendência do Ensino Superior do Estado da Bahia. Em 1983, deu origem à UNEB  com um sistema multicampi, enquanto a Famesf funcionava como sede do campus, até ser criada a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCLJ) de Juazeiro.

Após a reestruturação da Universidade, a FAMESF foi reduzida a um  Departamento de Ciências Humanas (DCH), perdendo a sua pompa de "Faculdade "

Durante essa trajetória de 60  anos, a FAMESF foi a grande fonte de "professores" não licenciados de Juazeiro e região composto por seus alunos que logo nos anos iniciais do curso de Agronomia  ministravam aulas nas escola públicas e particulares de Juazeiro e  Petrolina. 

O nome FAMESF lhe foi tirado, mas jamais saiu dos corações e  das mentes de seus ex-alunos. Ser um FASMEFIANO é acima  de tudo um sinônimo de orgulho e de privilégio.  

Para ler outras matérias  acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEITORES ONLINE

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens mais visitadas

Marcadores

Seguidores

Arquivo do blog

TM TV

PARCEIROS