EDITORIAL: DESINFORMAÇÃO E SENSACIONALISMO COM A PANDEMIA DO NOVO CORONAVIRIUS . ASSISTA AO VÍDEO!

 

Foto reprodução redes sociais 

Por: Taciano Gustavo Medrado Sobrinho
Professor, Engenheiro Agrônomo , administrador de empresa e Psicopedagogo

Recebi nessa sexta-feira  dia 04 de dezembro  pela manhã, via whats app, um vídeo gravado no dia 28 de outubro  por um médico  - que não tem especialidade em infectologia   -  e advogado,  criticando o uso da mascara protetora na prevenção da covid-19, a quem ele apelidou de "cabresto social". 

O médico de Belo Horizonte foi filmado em um evento criticando o uso das máscaras contra a covid-19. Nas redes sociais, o ginecologista e nutrólogo Sérgio Marcussi também oferecia atestados médicos para dispensar o uso do item de proteção.

A gravação foi feita durante um evento político, na capital mineira, nesta terça-feira (27).

"Fiquei muito satisfeito quando cheguei aqui [no evento] e vi todos conscientes, sem máscara. Porque é isso que é o normal da sociedade. A questão da máscara é um instrumento de cabresto. É um cabresto social eu não tenho dúvida", disse o médico.

No vídeo o medico apresenta algumas complicações que uma pessoa  pode acometer se fizer o uso prolongado da máscara protetora. Nota-se, porem, pelas imagens e pelo áudio (com "gritinhos" de euforia) sempre que o suposto médico se refere a mascar como "cabresto social "

 que nos parece ser, na verdade, tratar de politizar contra o uso da mascara uma vez existem banner com a foto do presidente Jair Bolsonaro afixado na parede , que sempre defendeu o não uso da mascara e do não isolamento social, pelo qual foi duramente criticado.

Ainda no vídeo, Marcussi tentou convencer os participantes que a máscara faz mal à saúde. Em seguida, ele sugere que as pessoas peguem atestado e, assim, evitem questionamentos e possíveis complicações legais.

Na gravação, o médico cita o trecho de uma lei n° 14.019, sancionada pelo Governo Federal no dia 2 de julho, que dispensa o uso obrigatório da máscara para pessoas que são portadoras de transtornos como autismo, deficiência intelectual e deficiência sensoriais, ou outra qualquer doença que impeça de fazer o uso adequado da proteção.

Em seu discurso, o médico diz ainda que a pandemia é um "golpe". Em uma rede social, o médico afirmou ter concedido, em um único dia, 20 atestados liberando do uso da máscara.

Repercussão

O  CRM (Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais) informou que vai apurar os fatos. Uma reunião do órgão está prevista para esta quarta-feira (28).

Depois da repercussão, o ginecologista e nutrólogo, que atende em um prédio localizado na Savassi, na região Centro-Sul de BH, apagou sua conta da rede social, onde costumava fazer posts sobre os polêmicos atestados. 

Procurado pela reportagem, Sérgio Marcussi voltou a defender que a lei federal resguada o direito de pessoas com "quaisquer deficiências" serem liberadas do uso das máscaras. O médico disse, ainda, que não quer comentar sobre o caso.

Proteção essencial

O infectologista Estevão Urbano, presidente da Associação Mineira de Infectologia, o uso da máscara é importante e deve ser mantido porque tem ajudado a controlar a transmissão da covid-19. 

— Várias consequências podem acontecer com pessoas que não usam a máscara. Um deles é o próprio risco individual. Como o vírus continua circulando, por mais que você tenha uma queda no número de casos, de internações e de óbitos, o próximo pode ser você. Segundo, você pode ter problemas de se contaminar, não ter sintomas, mas transmití-la.

Em Belo Horizonte, quem for flagrado sem o uso da máscara pode ser multado em R$ 100 e ter o nome incluído na dívida ativa do município.

 

Com informações do R7 

 

Para ler outras matérias  acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem