EMBRAPA E UNB PROMOVEM EVENTOS SOBRE PRODUÇÃO DE SEMENTES E MELHORAMENTO GENÉTICO DE HORTALIÇAS

 

foto - Embrapa 

Da redação
Prof. Taciano Medrado

Embrapa Hortaliças (Brasília, DF) e a Universidade de Brasília (UnB) realizam, em 16/11, o I Workshop Internacional sobre Melhoramento Genético e Produção de Sementes de Hortaliças e, no período de 17 a 19 de novembro, o XX Curso sobre Tecnologias de Produção de Sementes de Hortaliças. Os eventos vão ocorrer no formato on-line e os interessados já podem fazer a pré-inscrição gratuitamente.



Os eventos são direcionado a estudantes, professores e profissionais envolvidos nas áreas de melhoramento genético, tecnologia de sementes e produção de hortaliças. Tanto para o workshop quanto para o curso, os participantes têm a opção de receber certificado mediante pagamento de uma taxa. A coordenação dos eventos é de Warley Nascimento, pesquisador da Embrapa Hortaliças, e de Nara Oliveira Silva Souza, professora do curso de pós-graduação de Agronomia da UnB.

Tecnologias de produção

A expectativa é que haja a participação de pelo menos 300 pessoas no XX Curso sobre Tecnologias de Produção de Sementes. “Um número bem acima dos anos anteriores em virtude da comodidade do formato do curso on-line e, principalmente, por tratar de temas que não estão presentes no currículo das universidades”, explica Nascimento.

Como exemplo da importância dos profissionais e estudantes conhecerem e envolverem mais com essa área, Nascimento esclarece que o mercado de produção de sementes de hortaliças no Brasil tem faturamento anual de R$ 1 bilhão e envolve cerca de 30 empresas. “Estamos tratando de um insumo básico, que é onde inicia toda a produção das diferentes culturas de hortaliças. Nos três dias de curso, os participantes terão a oportunidade de engajar e conhecer os diferentes pontos que envolvem a área de produção, beneficiamento, mercado e legislação”, enumera.

Internacionalização

O I Workshop Internacional sobre Melhoramento Genético e Produção de Sementes de Hortaliças pretende proporcionar a troca de informações entre profissionais de diferentes países. A programação traz palestras de especialistas da Argentina, Brasil, Chile, Estados Unidos e Uruguai. A coordenação reforça que esse evento atende uma demanda dos profissionais da cadeia produtiva e vai ao encontro do objetivo da Embrapa Hortaliças e da UnB de ampliar as parcerias internacionais.

Durante o evento, que ocorre em 16/11, serão apresentados e discutidos diferentes programas de melhoramentos. “Essa é uma oportunidade para formalizar parcerias para a execução de programas em conjunto. O Brasil é um grande importador de sementes e precisamos fomentar a produção para reverter essa situação, além de continuar desenvolvendo novas cultivares para as condições tropicais”, observa Nascimento.

Gislene Alencar (MTb/MG 05653)
Embrapa Hortaliças

Contatos para a imprensa

Telefone: (61) 3385-9109

 

Para ler outras matérias  acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem