EXCLUSIVO: PROFESSORES MUNICIPAIS , APOSENTADOS, DO GRUPO “VIDA BOA” INSATISFEITOS REIVINDICAM SEUS DIREITOS E PROGRAMAM CAMINHADA PARA O PRÓXIMO DIA 15 DE OUTUBRO

 

Fotos via whats app - Grupo "vida boa"

Da:  Redação
Prof. Taciano Medrado

A professora  Iraneide Lopes,  com uma vida inteira dedicada a educação na rede municipal de ensino de Juazeiro-Ba, representando um grupo de profissionais da educação já aposentados  intitulado “VIDA BOA”, vem solicitar a esse meio de comunicação a oportunidade de demonstrar a nossa insatisfação, enquanto servidores aposentados e pensionistas e os aposentados por invalidez, pela falta de respeito do atual gestor público municipal, e do  diretor do Sindicato que representa a categoria, bem como pelo diretor do IPJ, pela secretária de educação, e por fim pelo procurador do município de Juazeiro-Ba à respeito dos  nossos direitos.

No último dia 03/10  do ano corrente participamos de uma reunião na câmara municipal de Juazeiro-Ba,  na sala do então presidente da câmara, o senhor Alex Tanuri  onde se fizeram presentes também o procurador do município, o presidente do IPJ mais o advogado da entidade e duas técnicas, os representantes do grupo  VIDA BOA professores Eduardo, Iraneide, Maeth e Doralucia, acompanhados do então professor e advogado e do grupo dos precatórios representado por Rosilda e a então professora e advogada Vanderleia

Iniciou-se  a reunião com bastante atraso e com  quebra o protocolo da pauta, onde o ponto que seria o almejado para sair com uma decisão satisfatória para o grupo.

Começou falando do VPNI (vantagem pessoal nominalmente identificável) consiste em porcentagem sobre o valor equivalente à diferença entre o vencimento do cargo efetivo e do cargo comissionado ou da função de confiança, que passado um ano, estavam fazendo levantamento dos cálculos e que de início efetuará o pagamento de 13 contemplados neste mês.

No transcorrer da reunião foi discutido  a pauta a respeito dos precatórios da época do ex-prefeito  Misael Aguilar que foi dividido em 24 meses (chamada verba de rateio), ficou acordado que iriam estudar,  partimos para  os 5% da Unimed valor esse que está pagando para os servidores inadimplentes isso é um absurdo sendo abraçado pelo representante da APLB SINDICATO,  situação essa que se deve discutir com o mesmo.

As representações todas com compromisso,  mas colocamos a  licença prêmio em conversa, o advogado do IPJ colocou muita dificuldade para se receber esse direito usando  muitas leis, o procurador do município justificou que quando ganha  este direito o advogado tem que retornar ao juiz que deu causa ganha para o mesmo entrar com uma ação ao então juiz da justiça federal da Bahia quando este dê favorável eles pagam

É lamentável que os professores após anos de trabalho suado terem seus direitos subtraídos e nem sequer ter direito ao  gozo  das suas licenças  licenças prêmios por irresponsabilidade do nosso representante da época onde contava no nosso plano de cargos e carreira que havia ficado acordado que um professor só poderia  gozar um mês e tudo com conhecimento da secretária de educação sobre esse direito adquirido e hoje estamos sendo penalizados.

Segundo informações, os professores da ativa estão negociando “comprando” as licenças, enquanto os aposentados e pensionistas o único caminho segundo eles é negociar os valores devidos.  Exigimos que a secretaria de educação mostre a lista dos aposentados e pensionistas que ela vem pagando.  

No tocante a alíquota dos 14% houve muita polêmica e foi citado que hoje há uma  sobreposições de leis e que ainda estão em análise, fato que levou o advogado do grupo de professores, de maneira indignada, sugerir que se rasgasse a constituição, pois direitos adquiridos não se mexe. este direito está no artigo 60 da mesma

Segundo o diretor do  IPJ, o grande problema,  hoje,  é que existem servidores se aposentando e não está acontecendo concurso público, para que novos professores possam ingressar e contribuir com o instituto de previdência privada (IPJ) , o que poderá no futuro gerar um colapso financeiro, vindo a comprometer o pagamento dos salários dos atuais aposentados. Conforme estimativa do diretor do IPJ esse colapso financeiro poderá ocorrer num prazo de 10 anos

Nós que fazemos o grupo de professores aposentados e pensionistas exigimos que nossos direitos sejam respeitados, pois merecemos esse respeito por tudo que fizemos em prol da educação do município, do estado e da federação

Por fim, convidamos toda a população de Juazeiro -Ba, para participar conosco da caminhada mostrando as nossas insatisfações, será dia 15/10, às 8:00 horas, sairemos da praça Dedé Caxias, na avenida Adolfo Viana próximo ao prédio do antigo hospital SEMEC (Hoje Banco Itau) no centro da cidade.


FÉ, PALAVRA PEQUENA QUE REMOVE MONTANHAS. AVANTE NA CAMINHADA!

 

Para ler outras matérias  acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

1 Comentários

  1. Os professores da ativa vão se preparando para uma futura aposentadoria sem fins de lazer, descanso mental, pois nossa líder Iraneide nesse texto descreve tudo que estamos vivenciando. Aposentados ainda votam senhores gestores(federal, estadual, municipal). Tudo citado acima está ocorrendo nesta cidade sem lei, já que o projeto de lei dos 14% foi aprovado pelos vereadores, sendo que na constituição federal no inciso do 47 ao 60 fala-se no direito adquirido. Parabéns à professora iraneide,só grupo dos aposentados. Ainda continuamos na luta para que não só Juazeiro más chegará até Brasília o que estamos passando, será a nível nacional, apenas estamos iniciando uma árdua luta por direitos nossos. Não queremos dinheiro de ninguém só o que de direito.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem