EVENTOS: LANÇAMENTO DA LIVRO “NASCENTES DO RIO SÃO FRANCISCO” NO FOYER DO AUDITÓRIO DO MPSE, EM ARACAJU (SE)

 


Da redação
Prof.Taciano Medrado.

Com o objetivo de preservar e aumentar a quantidade e qualidade da água do rio São Francisco, ainda em 2013, nasceu o projeto “Nascentes do São Francisco – O MP Salvando Rios”. Ao longo dos últimos anos, a iniciativa do Centro de Apoio Operacional de Proteção ao Rio São Francisco e Nascentes (CAOpSFN), apoiado pela Procuradoria-Geral de Justiça, deu tão certo que se tornou um livro com 11 capítulos, organizado pela promotora de Justiça de Sergipe, Allana Rachel Monteiro.

O lançamento da obra “Nascentes do São Francisco” acontece nesta sexta-feira, 30, a partir das 8h30, no foyer do auditório do MPSE, em Aracaju (SE).

O livro relata o desenvolvimento do projeto e seus esforços para recuperar e preservar das Áreas de Preservação Permanente (APPs) e Áreas de Reserva Legal (ARLs) nas propriedades rurais do estado de Sergipe, fomentando uma política pública permanente nos municípios sergipanos para que, em conjunto com a sociedade civil, seja realizada a gestão solidária e harmônica das florestas e dos recursos hídricos. Além disso, apresenta depoimentos dos beneficiários do projeto aos leitores e dá destaque a poetas da Caatinga.

A promotora de Justiça e organizadora da obra Allana Rachel Monteiro ressalta a alegria e gratidão aos parceiros por todo apoio dispensado na execução do projeto e elaboração do livro e destaca a importância do projeto.

“É uma honra poder lançar um livro desse projeto construído a tantas mãos e com tanta dedicação. Esse projeto serve de modelo para inspirar outros que precisam acontecer, senão, sofreremos arduamente com a desertificação em muitas áreas de Sergipe. A Caatinga é o único bioma exclusivo do Brasil e, talvez, o menos conhecido pelos brasileiros e, por isso, pouco valorizado. É um dos mais degradados do país, com risco de extinção, levando suas áreas a situações de desertificação, sendo de difícil recuperação. Recuperar e conservar a Caatinga é uma luta que precisa continuar bravamente”, alertou.

Em 2014, o Projeto “Nascentes do São Francisco – O MP Salvando Rios” ganhou em primeiro lugar, dentre os projetos inscritos em todo o Brasil, que tratam de produção e conservação de água e solo em bacias hidrográficas, para integrar o Programa Produtor de Água da Agência Nacional de Águas (ANA). Já em 2017, foi premiado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) na categoria “Transformação Social”. O Nascentes do São Francisco também já foi pré-selecionado para o Prêmio Innovare

PARCEIROS: Realizado pelo MPSE, em parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Agência Peixe Vivo, GOS Florestal e Prefeitura Municipal de Canindé de São Francisco, o livro também conta com o apoio da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) e do Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Serviço O quê: lançamento do livro Nascentes do São Francisco. Data: sexta-feira, 30 de outubro de 2020. Horário: a partir das 8h30. Local: foyer do auditório Promotor de Justiça Valdir de Freitas Dantas, sede do Ministério Público de Sergipe, localizado no Centro Administrativo Governador Augusto Franco, bairro Capucho, Aracaju (SE).

 

CHBSF


Para ler outras matérias  acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem