COMITÊ OLÍMPICO INTERNACIONAL - COI LAMENTA EXECUÇÃO DE LUTADOR NO IRÃ: 'PROFUNDAMENTE PERTURBADOR'


Atleta de 27 anos foi executado por enforcamento- Foto reprodução 



Da:  Redação
Prof. Taciano Medrado

O Comitê Olímpico Internacional (COI) lamentou neste sábado (12) a execução por enforcamento do lutador Navid Afkari, condenado por assassinato, na prisão Adel Abad, em Shiraz, no sul do Irã.

"É uma notícia muito triste. O COI está impactado por esse anúncio de hoje", afirmou a entidade poliesportiva em comunicado.

No texto, o presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, garantiu ter feito pedidos pessoais e diretos ao líder supremo e ao presidente do Irã ao longo da semana, pedindo "misericórdia a Afkari", que tinha 27 anos.

O lutador foi detido em agosto de 2018, junto com seus dois irmãos, durante protestos na cidade de Shiraz, contra a má situação econômica do Irã, e foram reprimidos pelas autoridades.

Em vídeo exibido na semana passada pela emissora de televisão pública do Irã, o lutador confessou ter esfaqueado várias vezes Hassan Turkman, um homem que atuava como segurança de uma companhia local de água.

Nos últimos dias, a organização humanitária Human Rights Watch, o próprio Comitê Olímpico Internacional e até a Fifa se manifestaram para defender que o lutador não fosse executado, após denúncias de que ele teria sido torturado e confessado o crime de maneira forçada.

"É profundamente perturbador que as súplicas dos atletas de todo mundo e todo o trabalho de bastidores do COI, junto com o Comitê Olímpico Nacional do Irã, a Federação Mundial de Lutas e a Federação Nacional de Luta Livre do Irã não tenha alcançado nosso objetivo", diz o comunicado da entidade internacional.

"Nossos pensamentos estão com a família e os amigos de Navid Afkari", completa o texto.

Fonte: R7

Para ler outras matérias  acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem