ELEIÇÕES 2020: PARTIDOS ORGANIZAM CONVENÇÕES E ADAPTAM EVENTOS A RESTRIÇÕES TRAZIDAS PELA COVID-19


foto ilustração internet

Prof. Bruno Luiz e Lucas Arraz/Bahia Noticias  

Com as mudanças no calendário eleitoral provocadas pela aprovação da Emenda Constitucional 107/2020, o prazo para realização das convenções partidárias que escolherão os candidatos à prefeitura começa no dia 31 de agosto e termina em 16 de setembro. Em Salvador, onde o pleito recebe atenção especial das siglas, as movimentações para realização dos eventos começaram. Alguns partidos já decidiram quando farão suas convenções, enquanto outros discutem datas e tentam encontrar um novo formato para elas porque, devido à pandemia do novo coronavírus, aquelas reuniões festivas e palco de aglomerações não serão possíveis. 

O DEM vai fazer no fim do prazo a convenção que vai apresentar a candidatura de Bruno Reis à prefeitura de Salvador. Segundo o presidente nacional do partido, ACM Neto, o partido trabalha com os dias 14 ou 15 de setembro para realizar o evento. Já Reis afirmou que há possibilidade de a convenção ficar para 16 de setembro. Conforme Neto, o martelo sobre a data ainda não foi batido porque o formato da reunião está sendo discutido - ela será virtual por causa da pandemia do novo coronavírus.  

A chapa Podemos, Rede e PTC definiu o 7 de setembro para realizar sua convenção. Em conversa com o Bahia Notícias, o deputado federal e pré-candidato a prefeito de Salvador, Bacelar (Podemos), declarou que a escolha da data foi simbólica. “Nós temos uma chapa proporcional muito grande, com 190 pré-candidatos a vereador. Além de simbólica, a data da convenção vai evitar problemas de última hora nos registros”, comentou. 

Estratégia diferente deve adotar o PT da capital. Tentando encontrar aliados dentro da base do governador para vitaminar a candidatura da Major Denice Santiago (PT), o diretório municipal defenderá, em reunião da executiva, a realização da convenção ao fim do prazo. O partido ainda briga para ter PL e PDT dentro da base de Rui Costa, enquanto ofereceu a possibilidade de vice ainda para o PSB e Podemos.

O Avante, que vai lançar como candidato o deputado federal Pastor Sargento Isidório, não definiu quando fará a convenção. O parlamentar disse que vai aguardar os demais partidos da base do governador Rui Costa decidirem as datas de seus eventos para fixar a sua.

O PCdoB escolheu 12 de setembro para realizar a reunião que vai firmar o nome da deputada estadual Olívia Santana como candidata à prefeitura de Salvador. A sigla avalia a possibilidade de fazer o evento conjuntamente com o PP, que vai indicar o vice na chapa da comunista. 

O PL de José Carlos Araújo escolheu o sábado, 12 de setembro, antes do final do prazo para realizar sua convenção. O presidente estadual José Carlos Araújo deve acompanhar o PDT em apoio ao Bruno Reis e, sem briga pela majoritária, deve esperar apenas a formalização da ida para base de ACM Neto (DEM) para registrar seus candidatos a vereador no encontro. 

Com expectativa para indicar a vice de Bruno Reis, o PDT trabalha com a hipótese de fazer a convenção na data e hora limites dados pela Justiça Eleitoral. “Consolidando a aliança com Bruno Reis, o partido deve bater o martelo no último segundo do prazo ao lado dos partidos aliados do prefeito ACM Neto. Antecipar a convenção e a escolha da vice de Bruno é criar desgaste na base”, disse o vereador Carballal (PDT). O presidente estadual da legenda, Félix Mendonça Jr., não foi encontrado para comentar a declaração. 

O PDT se encaminha para formalizar a indicação de Ana Paula Matos (PDT) para a vice de Bruno Reis. O nome só precisa vencer resistências internas do secretário municipal de saúde Leo Prates (PDT) para se consolidar.

O Bahia Notícias procurou as direções de PSD e PSB, mas não conseguiu contato com as siglas até o fechamento da matéria. 


Para ler outras matérias  acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENQUETE

LEITORES ONLINE

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens mais visitadas

Marcadores

Seguidores

Arquivo do blog

TM TV

PARCEIROS