AGRICULTORES PREOCUPADOS COM A FALTA DE ÁGUA DO RIO SALITRE, AFLUENTE DO RIO SÃO FRANCISCO


foto reprodução Internet - Rio Salitre
Da:  Redação
Prof. Taciano Medrado

Prezado(a)s Leitore(a)s,

Segundo reportagem da RedeGN, no mês de maio deste ano o Ministério Público estadual recomendou ao Instituto do Meio ambiente e Recursos Hídricos (Inema) que implantasse pontos de monitoramento nos trechos a montante a jusante das 35 barragens da Bacia Hidrográfica do Rio Salitre. 

A recomendação do promotor de Justiça Pablo Almeida visa identificar a influência dos barramentos sobre o regime do rio para orientar a tomada de decisões quanto às vazões remanescentes e ao regime operacional dos reservatórios. 

Ainda de acordo com a RedeGN, passados três meses  a informação que obtiveram é que os agricultores da Comunidade do Bebedouro, tem sofrido com a falta de água no Rio Salitre. O agricultor Ivanilson Bezerra revela que a falta de água e o "o reservatório completamente seco". Ele diz que a situação está bastante crítica. "Perfuramos recentemente três poços artesianos e todos sem água. O Rio Salitre esta seco".

Detalhe: a situação do Rio Salitre parece ser inacreditável, inexplicável, pois era ele um dos afluentes do Rio São Francisco.

No mês de maio, O promotor de Justiça recomendou também que sejam avaliadas as condições estruturais e operacionais das barragens e que seja implantado o monitoramento da qualidade das águas brutas, com coletas semestrais. Os dados do monitoramento, recomenda Pablo Almeida, deverão ser disponibilizados a cada seis meses nas reuniões do Conselho de Meio Ambiente de Jacobina ou do Comitê de Bacia ou ainda em audiência pública, sendo que as informações devem constar no endereço eletrônico do Inema. 

A reportagem da redeGN tentou contato com o Inema, mas não obteve sucesso. 



Para ler outras matérias  acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEITORES ONLINE

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens mais visitadas

Marcadores

Seguidores

Arquivo do blog

TM TV

PARCEIROS