WHATSAPP SUSPENDEU CONTAS DE "DISPAROS EM MASSA" DO PT


foto reprodução internet

Da:  Redação
Prof. Taciano Medrado


Prezado(a)s Leitore(a)s,

Em matéria publicada pelo G1 na edição do dia 09 de julho, o Partido dos Trabalhadores (PT) afirmou que 10 contas de distribuição de mensagens no WhatsApp que compunham o chamado "Zap do PT" foram derrubadas desde o último dia 25, sem explicações. Segundo a legenda, as contas serviam para distribuição de notícias e conteúdos a filiados.


A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, disse que cobrou uma justificativa do Facebook, dono do WhatsApp, na última segunda-feira (6). A assessoria do partido informou na noite desta quinta-feira (9) que a empresa ainda não respondeu ao pedido.


Questionado pelo G1 se derrubou canais do PT, o WhatsApp respondeu que várias contas foram banidas por "disparos massivos", sem citar quais, quantas e a quem pertenciam, e que não comenta casos específicos. Mas que sabe que entre essas contas havia alguma ligada ao partido porque o PT recorreu da decisão.


O partido diz que soube que os canais foram suspensos por meio de um email padrão, após o bloqueio, onde o WhatsApp afirmava que houve "reclamações".


Em nota, o WhatsApp disse que seus produtos "não foram projetados para enviar mensagens em massa ou automatizadas, que violam nossos termos de serviço". E que "por meio de nossos avançados sistemas de aprendizado de máquina somos capazes de detectar essas práticas".


"Constantemente, banimos contas por comportamentos abusivos: todo mês, mais de 2 milhões de contas são banidas globalmente. Estamos comprometidos em reforçar a natureza privada do serviço e manter os usuários protegidos contra abusos. Continuaremos a banir contas usadas para enviar mensagens em massa ou automatizadas e avaliaremos mais profundamente as nossas opções legais contra empresas que oferecem esses serviços, como fizemos no passado no Brasil", conclui o WhatsApp.

O PT disse que só recebia as mensagens quem se cadastrou voluntariamente para ter informações oficiais do partido e de seus dirigentes: "O 'Zap do PT' não faz spam, não difunde fakenews nem faz disparos em massa".


O partido estuda medidas judiciais cabíveis para reverter a decisão ou obter alguma explicação. E criou um novo "serviço oficial de informações do PT junto ao aplicativo Telegram".




Para ler outras matérias  acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem