JORNALISTA DE AFILIADA DA GLOBO É DEMITIDA APÓS DENUNCIAR ASSÉDIO DE CHEFE.



Da:  Redação
Prof. Taciano Medrado

Prezado(a)s Leitore(a)s,

A jornalista Ellen Ferreira esperava retornar ao trabalho na Rede Amazônica, afiliada da TV Globo em Roraima, após cerca de 20 dias afastada por ter contraído a covid-19. Para sua infeliz surpresa, foi recepcionada ontem na emissora com o aviso de sua demissão. Ellen, que chegou até a apresentar o "Jornal Nacional" em outubro do ano passado —durante um rodízio de jornalistas do país todo feito em comemoração dos 50 anos do telejornal— não se convenceu com a justificativa da emissora de reformulação da equipe. Ela acredita estar sendo vítima de perseguição, por ter denunciado um ex-chefe de jornalismo do canal, Edison Castro, acusando-o de assédio moral e sexual.

Procurada desde ontem à noite, a Rede Amazônica prometeu enviar uma nota oficial se posicionando sobre o caso, mas, um dia depois, ainda não atendeu aos pedidos da reportagem. O pedido de posicionamento foi reforçado na manhã de hoje por duas vezes, mas ainda não houve retorno. Edison Castro não foi localizado.


A jornalista conta que o comportamento de Edison não era novidade para quem trabalhou com ele. Ela afirma ter conversado com funcionários de afiliadas da Globo em Goiás, em Tocantins e no Maranhão, por onde ele também tinha passado, e diz que ouviu relatos semelhantes.


Ellen conta que se sentiu oprimida e humilhada por Edison diversas vezes e que precisou buscar tratamentos contra ansiedade e depressão pela convivência com o ex-chefe. Ela afirma que chegou a procurar o próprio Ali Kamel, diretor geral de jornalismo da TV Globo, para denunciar o caso, Segundo ela, nem assim conseguiu uma resolução. A TV Globo confirmou que Kamel recebeu as mensagens enviadas pela jornalista e afirmou que as denúncias foram enviadas ao setor de afiliadas para que fossem transmitidas à Rede Amazônica. Afiliadas são canais que, por contrato, retransmitem a programação da TV Globo em outras regiões do país que não sejam São Paulo, Rio, Minas, Brasília e Nordeste, que que pertencem de fato à emissora. Têm, portanto, outros donos


A TV Globo divulgou, ontem à noite, a seguinte nota: "As afiliadas da Globo comungam dos mesmos princípios editoriais mas são empresas independentes. O diretor de jornalismo da Globo, Ali Kamel, ao receber e-mail da jornalista Ellen Ferreira, entrou imediatamente em contato com o setor de afiliadas para que a queixa fosse transmitida à Rede Amazônica. A Globo reitera que o respeito é um valor fundamental do seu Código de Ética. A empresa repudia qualquer tipo de assédio ou preconceito, que não são tolerados no ambiente de trabalho em nenhuma hipótese. Os esclarecimentos sobre o que ocorreu depois devem ser dados pela afiliada"




Para ler outras matérias  acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENQUETE

LEITORES ONLINE

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens mais visitadas

Marcadores

Seguidores

Arquivo do blog

TM TV

PARCEIROS