EXCLUSIVO: SEM RECEITAS DEVIDO A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS COMPOSITORES COBRAM "DIREITOS AUTORAIS" POR "LIVES"



Da:  Redação
Prof. Taciano Medrado

Prezado(a)s Leitore(a)s,

Diante da pandemia do novo coronavirus uma das classes drasticamente afetada foi a dos artistas, afinal ele lida com o povão, os seus shows são sempre realizados na presença física de milhares de pessoas.  E como sobreviver nesse momento crucial onde a obrigatoriedade no cumprimento do isolamento social é imperiosa?

Uma alternativa foi a  realização das famosas “lives”, mas um outro grande problema começa a atormentar a vida dos artistas, são os chamado "direitos autorais". Sem a fonte de renda de shows muitos compositores estão deixando de receber os seus direitos e estão cada vez mais atentos as realizações da "lives" por parte dos cantores e cantoras.

Recentemente em uma das suas "lives " compositor e forrozeiro Dorgival Dantas, um dos maiores letristas do gênero do forró, interrompeu sua apresentação para reclamar indignado de que estava sendo cobrado por e-mail e whats app os direito autorais por ter usado algumas musicas de outros compositores e bandas e desabafou: "Tenho centenas de composições autorais umas de grande sucesso nas vozes de Aviões do forró, Calcinha Preta, Flavio Jose´ Adelmario Coelho  dai por diante  e nunca agir contra artistas que cantavam as  minhas composições, mas a coisa da ficando chato, mal a gente termina uma "live" o no celular já começa a receber cobranças de empresários que não sabem dá um "dó" (referência a nota musical) , portanto , me perdoem quem gosta das musicas de Luiz Gonzaga e outros grandes do forró, mas nas minhas 'live' só vou cantar as minhas composições pra evitar dor de cabeça e aporrinhação." 

Outra dupla que sofreu recentemente também esse tipo de cobrança  foi Mirella e Lenno, ex-vocalistas da Banda Desejo de Menina.Sucesso de audiência e crítica, a dupla relembrou grandes sucessos dos tempos que subiam ao palco para comandar a mais romântica do Brasil, porém, nem tudo foi como imaginavam.(Portal Zap)


Por relembrar grandes hits da época da Desejo, a live que aconteceu no dia 11 de junho foi retirada do ar, e a justificativa do youtube foi que a mesma identificou propriedade intelectual de alguém e que foi executada sem autorização, ou seja, como cantaram músicas de propriedade da banda Desejo de Menina, a rede social notificou o dono dos direitos e junto com o grupo decidiram que o conteúdo fosse removido.(Portal Zap).

O QUE É ECAD? 




O Escritório Central de Arrecadação e Distribuição de Direitos Autorais (ECAD) é uma sociedade civil privada responsável pelo monitoramento e arrecadação dos direitos autorais de cada música tocada em locais públicos, inclusive, por meio da radiodifusão e transmissão através de qualquer modalidade cinematográfica no País. O órgão é formado pelo corpo de autores (compositores), editores musicais, intérpretes, músicos executantes e produtos fonográficos.

Ao todo, o ECAD possui 26 unidades de coletas, 780 funcionários e 42 escritórios de advocacia. Os colaboradores em maior número, são responsáveis por fiscalizar tudo o que é tocado em televisões, rádios e shows, como academias, aniversários, arraiás, consultórios, carros de som, terminais de transporte, festas de casamentos e até quermesses. Todos estes estabelecimentos precisam pagar mensalmente a instituição para que as músicas sejam transmitidas de forma legalmente.

Se algum estabelecimento não se associar ao ECAD, não efetuando o pagamento de retribuição autoral, acaba por não reembolsar o trabalho do compositor. Os locais que infringem a lei, são sujeitos à verificação, que poderá acarretar a interdição ou a suspensão da execução pública musical, bem como procedimentos judiciais nos âmbitos cíveis e criminais.

Com informações do Diário do Nordeste

 Para ler outras matérias  acesse, www: professortacianomedrado.com


Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem