BOLSONARO VETA REPASSE DE R$ 8,6 BILHÕES DE FUNDO EXTINTO PARA COMBATE AO CORONAVÍRUS


Da Redação
Prof. Taciano Medrado

Olá caríssimo(a)s leitore(a)s,

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) vetou um dispositivo que autorizaria o repasse de cerca de R$ 8,6 bilhões para o combate ao coronavírus nos estados. A informação consta na edição desta quarta-feira (3) do diário oficial da União, de acordo com o Estadão.

O veto em questão foi promovido após a sanção lei que extingue o fundo de reservas monetárias formado pelas receitas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), que possui o valor bilionário. O trecho que repassaria o recurso aos estados, contudo, não foi aceito pelo chefe de Estado.

A destinação da verba para a contenção da crise sanitária havia sido aprovada em maio pelo Congresso, durante análise de medida provisória editada por Bolsonaro e que extinguiu o fundo.

Com a negativa do presidente, os valores ficarão retidos no Tesouro Nacional. Caso fosse aceito a proposta, a verba seria repassada diretamente aos estados, Distrito Federal e municípios, no combate à pandemia. 

Na justificativa, o governo argumenta que o dispositivo "inova e veicula matéria diversa do ato original, em violação aos princípios da reserva legal e do poder geral de emenda". 



Para ler outras matérias  acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem